Reprodução

A Adidas Runners lançou em 2018 o movimento global Run For The Ocenas, que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos oceanos e combater a poluição por plástico marinho. Neste primeiro ano do projeto, a marca acumulou 1 milhão de dólares e agora quer aumentar a meta para US$1,5 milhões.

O projeto já reuniu quase um milhão de corredores em todo o mundo. Até o momento, o dinheiro arrecadado ajudou diretamente a educar e capacitar mais de 100 mil jovens e suas famílias que vivem em áreas costeiras afetadas pela poluição plástica para agir como parte do programa Parley Ocean School. Somente em 2018, cinco milhões de pares de tênis criados usando plástico reciclado.

Com a introdução de uma nova linha Parley em 2019, a marca produzirá 11 milhões de pares de tênis usando resíduos de plástico marinho reciclado. A campanha deste ano também vai unir mais corredores em mais locais para aumentar a participação da Run For The Oceans.

Para cada quilômetro corrido entre 8 e 16 de junho, a Adidas vai contribuir com um dólar para os programas da Parley Ocean School, com cada dólar indo para a próxima fase da parceria com a criação e lançamento da plataforma de jovens ativistas da Parley.

A plataforma abrigará um currículo digital que equipa as crianças com as habilidades, ferramentas e conhecimento necessário para proteger os oceanos do planeta. Também funcionará como um espaço digital onde jovens podem se reunir, dividir ideias e ter acesso a eventos, mentores e ferramentas. As inscrições para a plataforma da Parley começam no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho.

“Em 2016 criamos os primeiros produtos de performance com plástico reciclado e produzimos seis milhões de pares de tênis Adidas x Parley em 2018, com a meta de criar 11 milhões de unidades neste ano, interceptando grandes quantidades de plástico que entram em nossos oceanos. Nós percorremos um longo caminho não vamos parar por aí. Como empresa, nos comprometemos a usar somente poliéster reciclado até 2024. Estamos desafiando nosso mercado e todos que nos rodeiam a pensar em decisões que tomam e em como impactam o futuro, não apenas de nossa indústria, mas de nosso planeta”. afirma Alberto Uncini Manganelli, gerente geral de running para a Adidas. A linha é fabricada a partir de resíduos plásticos.