Brad Rencher, vice-presidente de Digital Marketing da Adobe

A abertura do Adobe Summit 2015 aconteceu nesta terça-feira, em Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos. Entre os diversos temas debatidos, a experiência do consumidor pode ser apontada como tendência para marketers espalhados pelo globo. Durante a sessão, comandada por Brad Rencher, vice-presidente de Digital Marketing da Adobe, e com a presença do Presidente e CEO Shatanu Narayen, duas novas soluções foram lançadas para o Adobe Marketing Cloud, reforçando sua liderança na venda de marketing na nuvem.

A primeira delas, Adobe Audience Manager, oferece novas informações para gerenciar o tráfego dos consumidores. Isso inclui uma nova Audience Marketplace, para comprar e vender dados anônimos de audiência e identificar os indivíduos de uma família que usam um mesmo dispositivo.

A Adobe Primetime, por sua vez, é uma plataforma de TV multiscreen líder na indústria, usada pela NBC Sports, ComCast Turner Broadcasting, Time Warner Cable. No entanto, a partir de agora, marketers e ad operations (profissionais que monitoram os anúncios digitais) poderão importar a primeira, segunda e terceira parte dos dados de audiência de dentro do Audience Manager e executar campanhas publicitárias direcionadas a segmentos específico. Com a identificação da frequência do dispositivo de nivelamento, as empresas poderão direcionar anúncios personalizados em todas as plataformas, e garantir que um único usuário não assista ao mesmo conteúdo mais do que o número de exibições desejadas.

Essas duas soluções se unem a outras seis já disponíveis: Adobe Analytics, Adobe Campaign, Adobe Target, Adobe Social, Media Optimizer, Experience Manager. “Todas juntas objetivam integrar todos os canais de investimentos das marcas e tornar os conteúdos acessíveis para a compreensão”, destaca Brad Rencher, VP de Digital Marketing da Adobe.

Parceria

A Adobe e a IBM anunciaram uma parceria, em que a IBM Interactive Experience prestará consultoria de recursos para a Adobe Marketing Cloud. A tecnologia de marketing na nuvem da Adobe e a expertise em design, digital e tecnologia da IBM poderão integrar os pontos de contato da experiência do consumidor. Essa união abrange a geração de ideias, operações, programas de fidelidade, promoções especiais ou ofertas, histórico de relacionamento do consumidor e sua experiência individual.

De acordo com Brad Rencher, a parceria integrará os maiores e mais inovadores sistemas. “Clientes mútuos irão se beneficiar com soluções que a Adobe e IBM desenvolverão conjuntamente para ajudá-los a criar experiências e clientes diferenciados, independentemente se essas experiências estiverem em um aplicativo móvel, um carrinho de compras integrado ou em uma tela digital de uma loja de varejo”, destaca.

‘Internet das Coisas’

Uma das aplicações do Adobe Marketing Cloud é estender o impacto do marketing através de mais pontos de contato com o consumidor com dispositivos wearable e Internet das Coisas (IoT). Adobe Experience Manager Screens e Adobe Target proporcionam experiências personalizadas para espaços físicos, como lojas de varejo e quartos de hotel, permitindo que os comerciantes otimizem o conteúdo em qualquer dispositivo IoT.

O novo IoT SDK permite que as marcam meçam e analisem o envolvimento do consumidor através de qualquer um desses dispositivos, e a capacidade do Intelligent Location permite que as empresas usem dados do GPS e iBeacon para otimizar a presença da marca na loja física.

As marcas Starwood Hotels e Under Armour subiram ao palco do Adobe Summit para falar de sua experiência com o Adobe Marketing Cloud, com experiências personalizadas no mundo físico. Chris Norton, vice-presidente do Starwood Hotels, mostrou que as pessoas podem controlar seu check-in e quarto apenas por um smartphone utilizando a SPG Keyless. “É um ótimo dispositivo que melhora a experiência de hotel para convidados e consumidores, dando continuidade, também, ao que foi vivido no tempo da estadia”, explica. Já a Under Armour mostrou no palco como utiliza as telas do Experience Manager para redefinir o caminho que a modelagem, cores e formatos das roupas terão.