Para qualquer nova ideia, uma grande quantidade de experimentações são realizadas. Se tratando de tecnologia, os laboratórios testam inúmeras alternativas para que essas inovações se tornem acessíveis aos consumidores. No Adobe Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento da Adobe, alguns projetos são direcionados para melhorar ainda mais as soluções contidas no Adobe Marketing Cloud. Algumas dessas experiências, chamadas de sneaks, foram apresentadas no Summit Sneaks Night, durante o Adobe Summit 2015.
Neste ano, a apresentação ficou por conta do ator e comediante americano Wayne Brady, recebendo líderes de marketing da Adobe para apresentar suas soluções. Os sneaks apresentados foram #SmartPic, #BenchMarker, #MobileReality, #CreativeNow, #FreeFormAnalysis e #DataTone. De acordo com Joe Martin, Marketing Analytics Manager da Adobe Digital Index, cerca de 60% desses sneaks são incorporados pelo Marketing Cloud.
SmartPic
Para construir uma campanha de marketing, é necessário uma grande qualidade de conteúdo, como imagens, vídeos, banners, anúncios, etc. Mas, para ter uma campanha eficaz, é importante utilizar esses elementos de forma inteligente.
Para fazer essa gestão, é necessário compreender profundamente cada parte desse conteúdo, pensando em suas rotulações e identidade. Para melhorar essas ferramentas de gerenciamento de conteúdo, com foco nas estratégias de planejamento, o SmartPic compara novos ativos de conteúdo com uma biblioteca de imagens. Em seguida, gera tags automaticamente, permitindo que os profissionais de marketing não necessitem fazer a entrada de dados de forma manual. Uma vez ativo no sistema, o SmartPic coleta e sintetiza os dados das campanhas em todo o Cloud com uma ferramenta de análise exclusivamente visual.
“Você pode ver imediatamente o seu número de impressões ou se ele está atualmente em uso como parte de uma campanha”, explica Craig Mathis, cientista da Adobe Research. “Além disso, eu posso conseguir mais detalhes sobre dados convergentes, como a que página pertence ou a quais segmentos estão dirigidos”.
Benchmarker
A Adobe publica uma pesquisa sobre digital marketing chamada Adobe Digital Index (ADI), baseada na análise de 5 mil companhias de todo o mundo. Com essa publicação, as empresas podem aplicá-la na análise de seus próprios negócios. No entanto, nem sempre é fácil obter essa compreensão a partir do processo manual. Para tornar isso, a Adobe tem trabalhado uma tecnologia chamada Benchmarker, que combina dados do ADI com os dados individuais de negócios em uma ferramenta de análise.
“Se você for como a maioria dos comerciantes, você vai descobrir que alguns de seus dados parece realmente pequeno – talvez por suas referências de mídia social. E alguns de seus dados podem parecer muito altos, como sua taxa de rejeição”, explica Tamara Gaffney, analista principal do ADI. “No ano passado, por exemplo, o tráfego de referências de pesquisa começou a descer e o tráfego direto começou a subir. Mas a maioria dos comerciantes não tinham ferramentas para saber o que estava acontecendo”.
Mobile Reality
Cada vez mais os consumidores querem experimentar os produtos na loja física, mas ter comodidade, eficiência e baixo preço nas compras online. Para o varejista, esse é um grande desafio: criar experiências de marca que atinjam o consumidor no mundo físico e virtual.
Pensando nisso, a Adobe apresenta Mobile Reality. Com o uso do bluetooth, beacons podem ser posicionados pela loja física e então conectados com um mobile app instalado no smartphone, aprimorando a experiência de compra dos consumidores.
“Os varejistas podem criar uma conexão mais profunda com as pessoas, misturando o físico com o digital”, explica Steve Hammond, diretor sênior de gerenciamento de produto do Adobe Marketing Cloud. “É preciso encontrar maneiras de construir uma ligação mais profunda entre seus clientes e sua marca, e eles precisam de ferramentas para tornar a experiência de compra melhor, para que seus consumidores sintam que estão recebendo o mesmo nível de descontos e conveniência na loja física”.
Creative Now
Uma imagem vale mais que mil palavras. É por isso que fotografias são tão importantes para as campanhas, mas também oferecem grandes riscos quando o assunto é o direito de imagem. Assim, encontrar essas peças podem ser grande desafio. Com essa finalidade, o Creative Now fornece aos profissionais uma forma rápida de localizar imagens e compartilhá-las entre a equipe.
“Creative Now integraa mais de 35 milhões de imagens em alta resolução, a partir da Fotolia”, explica Carmen Sutter, gerente de produto da Adobe Social. “É possível filtrar os resultados para selecionar novas imagens, comprá-las e tê-las automaticamente de volta para a biblioteca de ativos, juntamente com todos os metadados e direitos associados à ela”.
Form Analysis
O marketing em tempo real é indispensável para que as empresas conversem com seus clientes onde quer que eles estejam. Para isso, é necessário analisar dados de forma rápida, otimizar palavras-chaves, campanhas de conteúdos direcionados e reagir aos trending topics nas mídias sociais. Mas, nem sempre, reunir todos esses dados é uma tarefa fácil e rápida.
O Form Analysis surge, desta forma, com análises de dados de forma acessível, com interface fácil de usar e consulta de dados completos, com resultados em instantes. “Queremos levar grande comercialização de dados e coloca-los nas mãos de pessoas que realmente podem usá-lo sem a necessidade de ter um alto grau de ciência de dados, ou escrever suas próprias consultas em Hadoop”, explica Ben Gaines, gerente de marketing de produto do Adobe Analytics.
DataTone
E por falar em administração de dados, a Adobe tem se preocupado em sempre tornar as ferramentas de análise mais acessíveis a todos os profissionais, não apenas aos especializados. O DataTone foi pensado para ser tão fácil, que apenas com um comando de voz, é possível obter respostas instantaneamente. A tecnologia se assemelha ao Google Now.
“DataTone é capaz de consultar automaticamente os dados, e em seguida mostrá-los de forma simplificada”, explica Mira Dontcheva. “Por exemplo, se eu pedir o rendimento de um canal, eu posso ver um gráfico de barras; mas se eu pedir os mesmos dados ao longo de um determinado período, ele vai gerar uma série de gráficos de linhas”, conclui.