A Adventures, lançada no início de dezembro, realizou uma fusão com a empresa de consultoria Felippa Consulting, de André Felippa, que agora é o Managing Director da nova empresa.
Com essa união, a Adventures passa a oferecer, além de seus serviços e produtos de comunicação e marketing, um modelo proprietário de implementação da cultura e dos procedimentos Agile nos clientes, com foco em otimizar o desempenho de áreas como o marketing e inovação.
O framework trazido pela Felippa Consulting à Adventures envolve desde o diagnóstico e treinamento inicial, desenvolvimento de MVPs e a mentoria contínua das equipes, até a expansão ao conceito de “enterprise agility”, envolvendo toda a empresa.
“O mundo altamente volátil e incerto em que estamos vivendo, acelerado pela pandemia, não condiz mais com as práticas burocráticas, hierárquicas e lentas do mundo corporativo tradicional”, explica Felippa. “Com equipes operando de forma remota, é crítico que todos tenham mais autonomia, adaptabilidade e velocidade.”
Um outro ponto fundamental para o sucesso do Agile é a mudança da mentalidade dos líderes. “O Agile é comprovadamente eficaz, mas para que possamos implementá-lo com sucesso é necessária uma transformação cultural da empresa e, em especial, o comprometimento e a mudança de mentalidade da liderança. O papel dos líderes precisa mudar. Eles passam a ser os guardiões da visão, cultura e estratégia, mas devem delegar a execução e confiar na capacidade de entrega dos times.”
Formado em Engenharia, com Pós Graduações em Administração e em Marketing, e MBA do IMD, Felippa foi Gerente de Marketing no setor automotivo, Vice-Presidente de Marketing na Unilever; CMO na Samsung e na Alcatel, e Presidente para a América Latina na Mondelez.
“O Felippa tem muita experiência. Ele já foi Presidente, CMO e Vice-Presidente de grandes empresas, e, ao longo dos últimos anos, tornou-se um dos maiores especialistas na Transformação Agile, especialmente no Marketing. Para a empresa de comunicação diferenciada que é a Adventures, o Felippa é o líder ideal: está antenado com a última tecnologia, comanda organizações ágeis e times de alta performance, e vê no marketing e na comunicação os principais aceleradores de qualquer negócio”, resume Rapha Avellar, sócio da Adventures ao lado de Ricardo Dias.