O user centric está no centro das estratégias de distribuição de conteúdo do Grupo A+E Networks Brasil, dono dos canais A&E, History, Lifetime e History 2. “Isso significa que nossa prioridade é o usuário, ou seja, nossos assinantes, afiliados e anunciantes. Tudo que fazemos tem de satisfazer ou exceder à demanda ou necessidade de nossos usuários, o que inclui o melhor conteúdo, a melhor experiência de marca e de plataformas”, afirma o gerente-geral Raul Costa Jr.

O executivo fala em um novo ecossistema, que inclui todas as telas. Por isso, é muito importante entender não apenas o mercado, mas também o hábito, o comportamento, as preferências e as tendências do consumo do assinante brasileiro em cada tela. “Definitivamente, a audiência brasileira gosta e precisa da melhor experiência de todo o nosso ecossistema, em todas as telas, da TV tradicional ao computador ou celular, para ver mais e o melhor conteúdo quando, onde e como queira”.
De acordo com ele, a soma da audiência de todas as telas será a nova audiência e essa será a nova experiência de consumo, de conteúdo e de marca. “É também importante ter as ferramentas que somem as métricas de todas as plataformas ou telas para obter um resultado total desse ecossistema, com uma nova métrica dessa nova experiência”.

Costa Jr. reforça que um dos destaques do grupo é a disponibilização de conteúdos de alta qualidade para suas audiências, razão pela qual está flexibilizando o acesso a esses conteúdos por meio das plataformas de VOD. “Hoje, mais do que nos seus canais de televisão, muitos dos conteúdos do Grupo A+E podem ser acessados nas plataformas de VOD dos principais operadores, nos nossos sites e players, além do Facebook e do YouTube. São conteúdos que se complementam, que respeitam as características e hábitos de consumo de cada uma das plataformas”.

Uma novidade é que o A+E Latam, junto com a Olé Distribution, está desenvolvendo um produto com mais de quatro mil títulos, que oferecerá uma experiência de extreme VOD, com todos os episódios e temporadas das séries favoritas, o melhor da produção original, especiais e os filmes exclusivos Lifetime. “Assim, o assinante poderá assistir quando, onde e como quiser. Todos poderão desfrutar das programações dos canais History, History 2, A&E e Lifetime em breve, em tempo real, em VOD e XVOD”, destaca

Raul Costa Jr.: “Tudo o que fazemos tem de satisfazer à necessidade dos usuários”/Foto: Divulgação

Crescimento
O gerente-geral informa que os canais do Grupo A+E vêm experimentando um bom momento de expansão. Segundo ele, ao completar o primeiro ano de pandemia, o grupo cresceu 14% versus uma queda de mercado de 7%, o que representou um sensível avanço de alguns canais dentro do ranking. “O segundo semestre começou um pouco mais lento comparado ao ritmo do ano anterior, mas ainda com indicadores bem positivos. Ainda assim, tivemos crescimento de 28% do History 2 na comparação do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2020. Nas redes sociais, o crescimento também foi sentido. No YouTube, por exemplo, o History teve 12% de aumento de subscribers, enquanto o A&E teve 12% e o Lifetime, 6%”.

Para o segundo semestre, o executivo acredita que a tendência de crescimento permanecerá, porém em patamares menores se comparado com o ano anterior, considerando a forte recuperação que teve no segundo semestre de 2020.
A curva também é de aumento dos investimentos em publicidade. “Começamos o ano com uma forte tendência de crescimento, dando continuidade ao que foi o fechamento do ano de 2020 desde setembro. Temos percebido uma mudança no perfil dos anunciantes, muito em função do contexto de mercado, das dificuldades de alguns segmentos e das oportunidades que outros tiveram diante deste cenário complexo”, complementa.

Na programação, há novas temporadas de séries como Trato Feito, Quem dá mais?, Desafio Sob Fogo, Homens da Montanha, Alienígenas do Passado e Loucos por Carros, entre outras estreias previstas até dezembro. No caso de produções originais, tem a nova temporada de Desafio Sob Fogo e as estreias da produção local Carangas Absurdas e do Especial 20 Anos de 11 de Setembro, entre outras.