O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quinta-feira (7) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias, entre elas Sustentável.

A competição foi presidida por Tony Waissmann, Chief Creative Officer de Geometry Argentina. Foram premiados 27 cases, entre eles dez brasileiros: 1 GP, 2 Ouro, 2 Prata e 5 Bronze.

Dos dez troféus para o Brasil nesta categoria, a Africa conquistou quatro com quatro cases diferentes: GP para #GoEqual, feito para o Go Equal Movement; Ouro com The Algorithm of Life, feito para a Amazon; Ouro com Life Print, feito para a ONG Ampara Animal; e Bronze com Necessary Discounts, criado para Penguin Books Companhia das Letras.

Duas agências ganharam Prata: Cheil com “The Waste Measure” para Greenpeople, Capim.Ag com “Transplanted Cars” para Shell. A Z+ Comunicação (atualmente Havas+) ganhou dois troféus de Bronze, um com “Sin rampa, la acera es un muro” para Movimento Superação, e um com “Objetos de la empatía” para AACD. Também receberam Bronze a Delantero Comunicação com “La Remontada” para o Fortaleza Esporte Clube, e a produtora Madre Mia, por “Mi Primero Sujetador”.

Waissmann, da Geometry Argentina, e que também presidiu a competição Conteúdo, reforçou o impacto e a atualidade dessa categoria. “Havia muitos trabalhos de alto nível e difíceis de comparar. Sustentável está muito conectada com tudo que acontece no mundo. Tentamos premiar ideias que as marcas acreditam no que dizem, que não fazem algo apenas para conseguir PR, mas que são comprometidas de verdade”, disse.

Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.

 SUSTENTÁVEL – 27 vencedores, 10 do Brasil (1 GP, 2 Ouro, 1 Prata, 5 Bronze)
 GP: #GoEqual, de Africa para Go Equal Movement
 ST1 – Salud
PRATATransplanted cars, de Capim.Ag para Prati Donaduzzi – Shell de Prati-donaduzzi / Shell Brasil
BRONZELa remontada , de Delantero Comunicação para Fortaleza Esporte Clube de Fortaleza Esporte Clube
OUROThe algorithm of life, de Africa para Amazon / SAP de SAP Brazil / Amazon Web Services
  
 ST2 – Medio ambiente
OURO¿Una fotografía irrepetible?, de FCB&FiRe SPAIN para Trapa Chocolates de Trapa Chocolates. España
BRONZESé más viejo, de China para Adolfo Dominguez de Adolfo Dominguez España. España
PRATALast straw, de Isobar México para Son De Miel de Son De Miel. México
PRATAThe waste measure, de Cheil Brasil para Greenpeople de Greenpeople
BRONZEStreet trees, de (anónimo) para Absolut de Pernod Ricard México. México
BRONZEThe hy project, de The Electric Factory para Ayax de Toyota Uruguay. Uruguay
  
 ST3 – Social
PRATAI love you hater, de Santo Buenos Aires para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina
OUROI love you hater – Caso, de Santo Buenos Aires para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina
BRONZESin rampa, la acera es un muro, de Z+ Comunicação para Movimento Superação de Globo Comunicação E Participações
OUROHéroes de hoy, de DDB España para Iberia / Correos / Telepizza / LaLiga / 11811 / Baviera de Iberia España / Correos / Telepizza España / LaLiga / 11811 / Baviera. España
BRONZENecessary discounts, de Africa para Penguin Books Companhia Das Letras de Penguin Books Companhia Das Letras
  
 ST4 – Género, Diversidad e Inclusión
OUROEl segundo empleo, de Grey Argentina para Telemundo de Telemundo. Estados Unidos (Hispano)
PRATAMy name, de HOY para Forbes de Forbes Argentina. Argentina
BRONZEDesautomaticemos el acoso, de DAVID Buenos Aires para HSBC de HSBC Argentina. Argentina
  
 ST5 – Salud
OUROSecond chances, de Casanova//McCann, McCann NY & McCann Canadá para Donate Life California de Donate Life California. Estados Unidos (Hispano)
  
 ST6 – Medio ambiente
PRATA#RubbishRubbish, de Geometry México para Esencial Costa Rica / Preserve Planet / Veritas University / TEC Product de Esencial Costa Rica. Centroamérica y Caribe
OUROThe longest live streaming ever, de Nossa? para WWF Portugal de WWF Portugal. Portugal
OUROLife print, de Africa para AMPARA Animal NGO de AMPARA Animal NGO
  
 ST7 – Social
OURO3D activist, de Alma DDB para Change The Ref de Change The Ref. Estados Unidos (Hispano)
OUROEl tráfico para el bien, de Geometry Colombia para Fundación Colibrí de Fundación Colibrí. Colombia
BRONZEObjetos de la empatía, de Z+ Comunicação para AACD – Asociación De Asistencia A Niños Con Discapacidad de AACD
  
 ST8 – Género, Diversidad e Inclusión
PRATAHacked wedding billboard, de VMLY&R México para Yo Quiero Yo Puedo de Yo Quiero Yo Puedo. México
BRONZEMi primer sujetador, de para Associação Nacional De Travestis E Transexuais – ANTRA de Associação Nacional De Travestis E Transexuais (ANTRA). Brasil
GP#GoEqual, de Africa para Go Equal Movement de Go Equal Movement

Além de Sustentável, o festival revelou os vencedores das categorias Conteúdo, Creative Data, Design, Digital & Social, Inovação, Media e Produção Digital.