O relatório parcial do ranking do Ibope Monitor referente ao período de janeiro a julho de 2010 aponta a agência Africa na quarta colocação, com um faturamento de R$ R$ 970 milhões. Supera a DM9DDB, co-irmã da holding ABC, em sexto lugar, que contabilizou no período um volume de R$ R$ 928,6 milhões. Na verdade, trocaram de posição em relação ao ranking do primeiro semestre, quando a DM9DDB ficou em quarto e a Africa em sexto. A Africa registrou grande volume de autorizações dedia com seus clientes AmBev, Seara, Itaú e Brahma Chopp, que reservaram investimentos generosos para a Copa do Mundo da Africa do Sul.

A liderança está com a Y&R com R$ 2,826 bilhões de faturamento nos primeiros sete meses de 2010. A JWT está em segundo lugar com R$ 1,154 bilhão e a AlmapBBDO em terceiro com R$ 1,134 bilhão. A Borghierh/Lowe aparece em quinto com R$ R$ 949,1 milhões, a Z+, com R$ 911,7 milhões, ocupa o sétimo lugar do Ibope Monitor, e a Ogilvy&Mather está em oitavo com R$ 830 milhões. O nono lugar é da Neogama/BBH com R$ 820,7 milhões. A F/Nazca Saatchi & Saatchi é a décima com R$ 817,8 milhões.

O Ibope usa como critério para o seu levantamento o volume de autorizações de mídia mensalmente, mas com o valor pleno das tabelas de preços dos veículos de comunicação, sem os descontos e negociações. Os veículos ‘majors’, por assim dizer, não costumam fazer concessões na prática de descontos, mas em alguns casos as negociações ultrapassam os 70%.

por Paulo Macedo