Contrariando a política de não participar de premiações, a agência Africa vai inscrever um único case no Cannes Lions 2009, o do anúncio personalizado de Itaú para os assinantes de Veja na edição especial dos 40 anos da revista. Segundo fonte do propmarkTV, o pedido teria sido feito pelo próprio Antonio Jacinto Matias, vp sênior do Itaú, a Nizan Guanaes. “A gente conversa muito sobre esse assunto e muitos outros, mas não uma conversa institucional de Itaú com Africa, pedindo alguma coisa ou deixando de pedir”, declarou Matias ao propmarkTV. “Não me cabe pedir a ele que repense sua estratégia, cabe a ele decidir isso”, ressaltou.
A Africa, por meio de sua assessoria, confirma a inscrição apenas do case de Itaú no Media Lions e também no Prêmio Abril de Publicidade, pelo menos por enquanto. A decisão seria uma exceção estratégica para a agência que considera o trabalho relevante e não mudaria a postura da Africa em relação às premiações. O sócio e vp de criação da agência, Sergio Gordilho, já teria declarado que abriria algumas exceções em prêmios nacionais, atendendo a pedidos de sua equipe de criativos. Mas não havia confirmado a inscrição em Cannes este ano.
Em 2007 a agência adotou estratégia semelhante ao se inscrever pela primeira vez no Cyber Lions do festival. No resultado final, ficou apenas 1 ponto atrás da Crispin Porter + Bogusky, de Miami, eleita a Agência Interativa do Ano no Cannes Lions 2007.
Clique aqui e veja a entrevista com Antonio Jacinto Matias sobre o assunto.
por Rita Elisa Durigan (especial propmarkTV)