Uma nova agência está em operação no Rio de Janeiro. A Local foi lançada pela Agência 3 para atender a contas do mercado carioca com o perfil regional. Vinte profissionais já estão atuando na agência, alguns deles vindos da Agência 3. Mas ela foi projetada para ter 60 pessoas na equipe.

Entre os nomes que já estão trabalhando na Local está Mauro Lopes, que veio da Publicis Brasil. Ele ocupa o cargo de gerente de planejamento, atendimento e prospecção. Já Leonardo Brossa, que vem da NBS, ficará à frente de um núcleo de interatividade.

“Será mais que online, avaliará como interagir com o consumidor”, disse Álvaro Rodrigues, presidente da Agência 3, à frente também da nova operação. Algumas contas já migraram da Agência 3 para a Local, entre elas, a Urbi et Orbi e a Supervia.

A nova operação está instalada no mesmo prédio em que funciona a Agência 3. R$ 1 milhão foi investido na Local, valor que envolveu a obra, tecnologia e compra de equipamentos. A perspectiva é que ela tenha um faturamento bruto de R$ 8 milhões em 2009.

“A Local nasceu para atender contas conflitantes da Agência 3, locais e regionais, que em outras agências maiores não teriam o atendimento e a dedicação devida. É um nicho interessante que existe no mercado. Vamos prospectar novas contas, inclusive clientes que ainda não entendem como operar a propaganda”, contou Rodrigues.

Os sócios da Local são os mesmos da Agência 3 e a tendência, segundo Rodrigues, é de que seja criado o Grupo 3 de Comunicação, com as duas agências, presidido por ele. O executivo antecipa que já procura um supervisor de criação para a Local, mas que, enquanto o cargo não é preenchido, ele ficará à frente da criação da agência. Rodrigues disse que o surgimento da Local atende a uma demanda da própria Agência 3. “Ela vem se consolidando com contas cada vez mais nacionais como Eletrobrás, FGV, CCAA e Rossi. O que cada vez mais expõe a Agência 3 como uma agência para o Brasil e faz com que estejamos capacitados para atender contas nacionais. Estamos consolidados, somos procurados para participar de concorrências e prospectados, mas estamos atendendo clientes em praticamente todos os segmentos. Isso estava blindando nosso crescimento, o que não pode acontecer”.

Ele lembra que a Agência 3 começou atendendo contas pequenas. “Mas que não eram menores em importância, só em tamanho. Foi isso que fez a massa crítica da Agência 3, para ela crescer. Algumas continuam regionais e porque não criar uma nova agência para atender a esta demanda? Isso derivou para a criação da Local”.

Rodrigues acrescentou que a Local busca ocupar um espaço relevante no mercado do Rio. “Que tem muito a oferecer e não queremos deixar de atender esses clientes”. Sobre a reação dos clientes que migraram para a Local, ele disse que foi positiva. “Ela nasce maior e melhor que a Agência 3, com mais estrutura, tecnologia e capacitação técnica. E atende a tônica do cliente do Rio. Já ouvimos clientes dizendo que queriam ser atendidos pela Agência 3, mas que ela era grande demais para eles. E há a idéia de que, em uma agência grande, um cliente menor seria o último cliente. O fato é que não há cliente pequeno ou grande, mas cliente bom”, finalizou.

Por Teresa Levin