Kalassa: aumento da concorrência pede melhor gestão

 

 

Criada em 2004 pelos empresários Igor Kalassa e Marius Coutinho, a 4Life tem metas ousadas para o ano em que completa uma década de vida: crescer 100%.

Para tanto, a agência especializada em gestão de relacionamento (CRM) e marketing digital para concessionárias automotivas tem algumas apostas. A maior delas é o portal ISC Digital (Índice de Satisfação de Clientes), levado ao ar no final do ano passado e que, hoje, totaliza mais de 3,5 mil concessionárias cadastradas e mais de oito mil avaliações de consumidores.

“Atualmente, o portal não nos traz faturamento, mas é uma vitrine muito grande. Se passarmos de oito mil para 100 mil avaliações, a exposição da 4Life perante as concessionárias será enorme. Este é um produto com possibilidades de agregar muitas parcerias”, diz Kalassa.

O executivo explica que a ideia para a criação da empresa, e também do portal, veio da identificação de um gap no setor. “Antigamente, quatro grandes montadoras (Ford, Fiat, Volkswagen e GM) detinham mais de 90% do mercado. Se você tratasse bem seu cliente, as chances de ele permanecer na sua marca eram imensas. Hoje, há quase 40 montadoras por aqui. As que dominavam com 90% agora têm entre 60% e 70% de participação. O número caiu e vai cair cada vez mais. A lealdade ficou mais difícil. O aumento da concorrência pede melhor gestão e um cuidadoso relacionamento com o consumidor.”

No ISC Digital, o usuário pode classificar a loja com estrelas, de uma a cinco, além de fazer uma resenha sobre o seu atendimento, tudo gratuitamente. No processo, as concessionárias recebem uma cópia de suas avaliações e podem buscar melhorias. O investimento para o desenvolvimento do site foi de R$ 300 mil.

Entre os serviços oferecidos pela 4Life, que tem cerca de 100 clientes, estão: otimização de sites, links patrocinados, desenvolvimento web, mídias móveis, administração e abastecimento de conteúdo nas redes sociais, aplicativos para Facebook, planejamento estratégico e e-mail marketing. A empresa administra mais de 50 fanpages, que somam cerca de dois milhões de likes.

Segundo Kalassa, embora o foco sempre tenha sido o setor concessionário e automotivo, nos últimos anos, empresas e marcas de áreas diversas têm procurado a 4Life, entre elas companhias do varejo, seguradoras e startups. No momento, quatro agências de criação também são parceiras.

A combinação de ações proporcionou crescimento superior a 50% na empresa em 2013, em relação a 2012. Apesar do ano atípico por vir, o executivo mantém a meta de dobrar os resultados, apostando em reações que a alta concorrência tem provocado nos clientes e prospects. “Por conta do atual momento econômico brasileiro, os três primeiros meses de 2014 foram ruins para as vendas de automóveis. Ainda assim, muitas concessionárias nos procuraram em busca de projetos para reter os clientes e de estratégias digitais que deem resultado”, afirma Kalassa. Em 2013, o faturamento da 4Life foi perto de R$ 1,3 milhão.