Não é nada fácil ser empreendedor e tocar um negócio no Brasil com tantos altos e baixo (mais baixos do que altos, vamos combinar). E o mais valoroso na história é completar 21 anos, como é o caso da Agência3, tocada pelos sócios Clóvis Speroni, Luciana Vasconi, Theo Pillar, Paulo Castro e Angelo Ferrari Jr.
Para Paulo Castro, manter em pé uma agência por mais de duas décadas é um desafio diário. Segundo ele, nessa trajetória de tantos anos já jogaram fora, do dia para noite, vários planejamentos do negócio e previsões orçamentárias anuais. Mas, por outro lado, isso os tornou mais fortes. “Ser empresário no Brasil é para quem tem resiliência, coragem e muita criatividade. E isso ajudou bastante a formar quem é a Agência3 hoje”, declara.
E durante a pandemia tiveram de tomar “muitas medidas fortes” e ao mesmo tempo se virar nos 30 para suavizar o impacto do modelo home office. “Investimos em novas ferramentas de gestão, ajudamos os nossos colaboradores com internet, cadeiras e tudo mais o que foi possível para superar esses tempos. Nossa equipe foi e está sendo incrível. Conseguiu mostrar que, sim, é possível entregar um trabalho incrível, com qualidade, sem abrir mão da segurança”, fala o executivo.
Os sócios também fazem contas e, orgulhosos, apontam conquistas durante a grave crise sanitária que o mundo e o Brasil atravessam. A Losango – empresa do Grupo Bradesco – é uma das que aterrissaram na Agência3, ao lado da Rede d1000, do Instituto Claro, da Limppano (indústria de material de limpeza) e da IRB Brasil RE. Com isso, a agência conseguiu crescer 15% em 2020, com previsão de fazer o mesmo volume este ano.
Outro dado que favoreceu manter o tônus da agência foi a mudança de sede no Rio de Janeiro. Segundo Castro, antes da Covid-19 tinham um escritório para 100 pessoas e logo enxergaram que isso não fazia mais sentido. “E temos uma nova sede, com tecnologia de ponta esperando os próximos passos que ainda estão por vir. Ainda continuamos no modelo 100% home office. A segurança da equipe está em primeiro lugar”, avalia Castro, revelando que já foram sondados por grupos internacionais e nacionais, no entanto, lembra com são cinco sócios fascinados pelo que fazem. “É um negócio, mas é também a nossa paixão. Ainda não tivemos a noiva perfeita para fazermos um novo casamento”, diz.
Ele conta ainda que desde 2019, quando assumiu como CEO, a agência passou por reestruturação. Os sócios dele estão hoje em um Conselho de Administração que ainda conta com a presença do conselheiro externo Luis Fernando Pedroso. Clóvis Speroni atua como presidente do Conselho. “Desde agosto também temos a presença de Anna Speroni, como diretora de desenvolvimento, para continuarmos acelerando a transformação do nosso negócio. Nosso DNA digital precisa continuar se expandindo”, afirma.
Segundo ele, também ampliaram o escopo com duas parcerias estratégicas: Kiddo.cc, para UX e UI e outros produtos digitais e com a Nação Digital para Inbound e SEO. Para comemorar os 21 anos de estrada, a agência criou campanha sob o título Trabalho de Gente Grande, que mostra 2020 como o ano da eficiência operacional e 2021 como o da colheita.