As agências brasileiras ocupam as quatro primeiras posições no ranking das agências latino-americanas mais premiadas, segundo o Cannes Report 2014, relatório divulgado pela organização do Cannes Lions e que fica disponível no arquivo online do Festival Internacional de Criatividade.
A AlmapBBDO lidera, seguida por Leo Burnett Tailor Made, Ogilvy Brasil, Y&R e a argentina Del Campo S&S. No ranking geral dos países mais premiados, o Brasil aparece em segundo lugar depois dos EUA.
O país também domina o ranking de agências do ano, com a presença de três entre as cinco primeiras posições. Na terceira posição, depois da Adam & Eve (Londres) e da Dentsu (Toquio) está a AlmapBBDO, seguida de Leo Burnett e Ogilvy Brasil. Em décimo ainda aparece a Y&R, sendo que a FCB Brasil (14ª posição) e a Loducca (19º) também estão entre as 20 mais pontuadas. Se considerar apenas as operações brasileiras, completam o ranking das 10 primeiras, logo após a Loducca, sexta entre as nacionais, a DM9DDB, JWT, Borghi/Lowe e Publicis Brasil.
No ranking das networks mais premiadas da América do Sul, as 10 primeiras são, nesta ordem: Ogilvy & Mather, BBDO, DDB, FCB, Y&R, Leo Burnett, JWT, Saatchi & Saatchi, Grey e Lowe.
Criativos
Entre os 10 diretores de criação mais premiados, três entre os cinco primeiros são brasileiros: na segunda posição Beto Fernandez (David, que na época do festival estava na Ogilvy & Mather, do mesmo grupo); na quarta, Paco Conde (Ogilvy); e em quinto, Bruno Prosperi (AlmapBBDO). Rui Branquinho, da Y&R, aparece em oitavo, e a dupla Joanna Monteiro e Max Geraldo, da FCB Brasil, em décimo.
Já no ranking de redatores, o brasileiro Christian Fontana (Y&R, que na época do festival estava na Leo Burnett Tailor Made) é o segundo mais premiado e a dupla Camila Kintzel e Carol Saraiva, da Ogilvy Brasil, aparece em terceiro lugar. Mais um brasileiro está entre os dez mais premiados: Marcelo Pignatari, da AlmapBBDO, na nona posição. Por fim, entre os diretores de arte, os brasileiros Fabio Natan e Fernando Passos, da Ogilvy Brasil, estão em quarto lugar, e Marcelo Rizerio, da Leo Burnett Tailor Made, aparece em sétimo.
O balanço do festival foi transformado pela organização em uma ferramenta estratégica vendida para as agências, pois oferece análises e insights sobre os resultados, além dos rankings e estatísticas, segundo Philip Thomas, CEO do Lions Festivals.
* Esta nota foi atualizada às 17h27.