Na semana da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (5), o propmark circula com anúncios especiais sobre o tema criados por sete agências convidadas: Borghierh/Lowe, DM9DDB, F/Nazca S&S, Leo Burnett, Nova/SB, Quê Comunicação e AlmapBBDO.
Renato Simões, redator da Almap, explica que o anúncio da agência, sob o título “Seja egoísta. Salve o Planeta”, tem uma abordagem diferente sobre o assunto. “Geralmente, sempre que se fala de questões ligadas a meio ambiente, ecologia, há uma sensação de que se está pedindo que as pessoas sejam altruístas. O nosso raciocínio vai pela contramão, mostra que fazer alguma pelo meio ambiente não é favor para ninguém a não ser para você mesmo”, falou o criativo.
Rodrigo Almeida, diretor de criação da DM9DDB, conta que a agência decidiu fazer do anúncio um projeto em favor do meio ambiente. Sendo assim, foi criado o projeto O9, que incentiva todos os funcionários da agência a deixar o carro em casa e usar transportes alternativos no dia 5. Mas não é só isso. O projeto ganhará outros desdobramentos, com a criação do hotsite www.projetoo9.com.br, trazendo dicas de rotas alternativas e incentivando as pessoas a participarem do movimento.
O título do anúncio é: “Para ajudar o planeta não é preciso reinventar a roda. Andar de bicicleta já é um bom começo”. Segundo Almeida, o objetivo é fazer algo em prol do meio ambiente. “A ideia é que cada um contribua um pouco e polua menos o ambiente. Também vamos incentivar a prática da carona dentro da DM9 e das empresas do Grupo ABC”, comentou Almeida.
Seguindo a linha de campanhas de alerta e educação que a agência desenvolve para clientes como Sabesp, Prefeitura de São Paulo, entre outros, a NovaS/B criou anúncio que mostra um iceberg sob o título: “Aproveite! É por tempo limitado”. O texto completa o alerta: “Por muito tempo, falou-se que se cada um fizesse um pouco, o problema estaria resolvido. Como não fizemos o suficiente, agora todos têm que fazer muito. Por isso, convidamos todo mundo a entrar com tudo na luta pela preservação do meio ambiente. Participe. Ainda dá tempo”.
por Kelly Dores