Dez Comunicação
Euro RSCG
Giovanni+DraftFCB
Hullaboom
Script
TIF Comunicação

Para homenagear o Dia do Consumidor, o propmark convidou seis agências de publicidade para criarem, cada uma, um anúncio sobre a data. O briefing era “Que presente você daria para o consumidor?”. As criações podem ser vistas nesta edição.

A Hullaboom apostou na diversão e usou o formato do jogo de completar  palavras por meio dos números correspondentes à cada letra. Ao terminar o jogo, a frase que se forma é: “Consuma com mais diversão, emoção, informação, enfim, com mais entretenimento”. O anúncio teve direção de criação de Adriana Cury, Margot Soliane e Danilo Janjacomo; direção de arte de Fernando Saú Lopes e Guilherme Chechia; e redação de Luiz Batata Simões.

A TIF Comunicação brincou de Poder Legislativo e decretou uma lei contra o fim da “endorreia”, palavra que refere-se ao uso massivo e indevido do gerundismo pelos atendentes de call center. A agência também criou um hotsite no qual se pode ler esse decreto, além de enviá-lo, por e-mail ou redes sociais, para os amigos. O anúncio teve direção de criação de Thiago Biazetto e Fhabyo Matesick; e criação de Thiago Biazetto, Fabrizio Pitz, Waldemar Segundo e Rafael Coradine.

Já a Dez Propaganda provoca o leitor ao parabenizá-lo pelo Dia do Circo, referindo-se ao desrespeito que algumas empresas têm com os consumidores, fazendo-os de palhaços. A direção de criação é de Carlos Saul Duque e Thiago Bizarro; direção de arte de Juliano Weide; e redação de Eduardo Pandolfo.

A Giovanni+DraftFCB também seguiu a linha provocativa ao citar os projetos de lei mirabolantes que visam proteger o consumidor, mas que no fundo, acabam restringindo a sua liberdade e o seu direito de escolha.

A Euro RSCG, por sua vez, optou por uma peça simples e bem direta: a foto de um atendente de telemarketing com o nome e o número do celular pessoal dele. Logo abaixo vem a assinatura “chegou a sua vez”.

Por fim, a Script investiu na fotografia. A imagem mostra um motoboy avaliando as peças publicitárias de uma campanha de moto. No meio da imagem, aparece o texto “hoje é dia de quem manda aqui”. A assinatura completa: “propaganda boa para quem realmente interessa. No dia do Consumidor e em todos os outros”. A peça publicitária teve direção de criação de Ricardo Real e criação de João Paulo Medeiros e Guilherme Figueira.

por Maria Fernanda Malozzi

Leia também:

Brasileiro exige mais da comunicação