Fernando Taralli, da VML: tirar empresas da inérciaO número de startups no Brasil cresce a cada ano. Atualmente, no país, existem mais de 10 mil empresas com esse perfil e, apenas em 2012, elas movimentaram quase R$ 2 bilhões. E as agências têm um papel fundamental para que elas ganhem cada vez mais espaço no mercado. A VML é um exemplo disso. A operação do Grupo Newcomm possui como uma de suas expertises a estratégia para alavancar as startups.

Exemplos não faltam. Em seu portfólio estão cases para Dafiti, Groupon, Mobly e Netflix. Com ações que integram campanha de internet e TV, a agência apresentou para o consumidor os diferenciais de cada empresa. Fernando Taralli, presidente da VML, diz que o caminho para chamar a atenção do consumidor é simples: tirá-lo da inércia. “Precisamos chamar a atenção dele com algo que, de fato, lhe interessa.”

O humor é uma das estratégias para ditar esse ritmo. “É a principal via, uma vez que estamos falando com um público jovem, que tem a internet como a sua casa”, explica Taralli. Caso da campanha criada para a Netflix, com o humorista Bento Ribeiro, que traz o protagonista em situações corriqueiras, esforçando-se para levar para a vida real todo o poder de controle e as facilidades que passou a ter virtualmente, desde que assinou a Netflix.

Já em uma das campanhas da Dafiti, a VML reimaginou os bastidores das operações da empresa, mostrando o trabalho dos funcionários da loja de forma lúdica e bem-humorada, destacando o sistema de entregas, a variedade, o controle de qualidade e outros atributos.

Outro ponto destacado por Fernando Taralli é a necessidade de criar aquilo que o executivo chama de febre. “O brasileiro adora uma febre”, completa.

 

Aceleradoras

Outra empresa com know-how no meio é a Aceleratech, que tem como principal objetivo, como diz seu nome, acelerar os projetos de empreendedores e ajudar a construir e consolidar as startups. A empresa conta com 29 startups na carteira de clientes.

“Algumas delas, hoje, conseguem ter um faturamento de R$ 50 mil por mês”, diz Pedro Waengertner de Mello, sócio da operação, revelando que o mercado brasileiro está se profissionalizando. “O ecossistema está se organizando, ainda mais com a ajuda do governo”, Pedro Filizzola, da Samba Tech: utilização das redes sociaisrevela.

Um grande exemplo de startup bem-sucedida é a Samba Tech. A empresa fundada por Gustavo Caetano é pioneira no mercado de distribuição de vídeos online no Brasil e uma das mais inovadoras da América Latina, de acordo com a Fast Company.

Pedro Filizzola, gerente de marketing da Samba Tech, afirmou que nos últimos anos vivemos aqui no Brasil o que os Estados Unidos viveram no final dos anos 20. “Temos uma explosão de novas empresas ligadas à tecnologia”, destaca.

Para o executivo, a comunicação tem um papel fundamental na vida das startups. “Se o empreendedor lança uma empresa e não fala para ninguém que existe, ninguém vai saber. Por isso é importante usar tudo o que tem em mãos para poder divulgar o que faz”, afirma.

A dica de Filizzola são as redes sociais. “Como no começo tudo parece muito difícil, o melhor caminho é usar redes sociais e começar a blogar. Quando você bloga você compartilha assuntos do seu mercado e se torna referência na indústria, o que pode ser bom não só para seu posicionamento, mas também para sua estratégia de atração de leads”, ressalta.

Outro exemplo é a Bebê Store, startup que nasceu motivada pela dificuldade de pais e mães em comprar apetrechos para recém-nascidos em um só lugar. No final de 2012, a empresa foi considerada a Startup do Ano pelo Prêmio Info, da revista Info. E em 2013 foi selecionada como uma empresa Endeavor, da ONG internacional que apoia o empreendedorismo.

Leonardo Simão, CEO da operação, acredita que o melhor caminho é encontrar um modelo viável. “É preciso ter agilidade e jogo de cintura para ir pilotando o modelo até acertar um que dê certo.”