A Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), lançada em março deste ano, divulga o primeiro Censo das Agências Digitais do País. Entre os dados, a pesquisa aponta que o faturamento das agências em 2009 deve ser de R$ 760 milhões (sem considerar os investimentos em compra de mídia), sendo que 64,4% das 2.275 empresas  (cerca de 1.465)consideradas no levantamento devem faturar até R$ 1,2 milhão.

O estudo traz ainda os serviços mais executados pelas agências. No topo da lista estão os websites, com 11,3%, seguidos de programação (10%); campanhas (9,3%), email marketing (8,5%); consultoria (8,5%); search (8,1%); redes sociais (7,5%); e-commerce (7,5%); análise (7,5%), intranet (7,3%); mídia (6,6%); mobile (4,6%) e games (3,4%). 

O censo aponta ainda que o custo da hora trabalhada dessas empresas é de, em média, R$ 43,39, sendo o faturamento mensal por hora de R$ 7.408. Cerca de 43,3% das agências têm mais de 8 anos, 66,3% têm mais de 20 funcionários e 58,1% estão instaladas na região Sudeste.

Elaborado em parceria com a Manzione Assessoria, o estudo foi realizado por meio de questionário enviado para as cerca de 100 agências filiadas à Abradi. As respostas foram tabuladas e as informações cruzadas com dados do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Índice Alpha.
 
De acordo com Cesar Paz, presidente da ABRADi, “a perspectiva é de que o faturamento das agências digitais ultrapasse a casa de R$ 1 bilhão em 2010”. Ele conta que a meta da associação é promover a revisão do censo a cada seis meses, para que o mercado tenha a visão mais transparente e atualizada possível desse segmento.