As agências digitais deverão ser classificadas como agências especializadas em novo texto das normas-padrão da atividade publicitária que está sendo elaborado pelo GTM (Grupo de Trabalho de Mídia) e que, obviamente depois, será discutido em assembléia do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).
Segundo Petrônio Corrêa, presidente do Cenp, a revisão do texto das normas-padrão da atividade publicitária no Brasil terá “fundamentalmente a introdução da publicidade online ao documento, que atualmente não traz nenhuma referência”.
Hoje, não existe parâmetro comercial para a relação entre agências digitais, anunciantes e veículos de comunicação, porque o documento foi criado há 10 anos, antes do surgimento das novas mídias, como internet, celular, comunicadores instantâneos, iPhone e outras. “A mídia se desenvolveu muito rapidamente nos últimos 10 anos e nós estamos com um documento velho”, disse Corrêa.
Outra mudança será uma nova classificação das agências de publicidade, em substituição ao Anexo A, no qual, as agências são divididas em sete grupos, de acordo com o volume de receitas, cujos valores atuais também serão modificados.
O novo rating separaria as agências em grupos por critérios qualitativos, como quantidade de pesquisas contratadas, volume de serviços prestados aos clientes, especialização, estrutura operacional. Isso significa que uma agência pequena poderá passar a fazer parte do grupo de uma multinacional, por exemplo. “A nova classificação vai dividir as agências pelo volume de trabalho que ela presta e não somente pelas receitas”, ressaltou Corrêa.
A previsão é que a primeira parte dos trabalhos do GTM, que foi formalizado no início de dezembro pelo Cenp, seja concluída ao final do primeiro trimestre de 2009. O grupo é formado por Angelo Franzão Neto (McCann Worldgroup), Ivan Marques (F/Nazca S&S), Maria Aparecida Fabri (Contexto), Rafael Sampaio (ABA), Ricardo Monteiro (Reckitt Benckiser), Orlando Lopes (ABA), Adriana Scalabrin (Rede Globo), Manoel Mauger (SBT), Dimas Mietto (Abril) e Marta Cajado (Band).
por Kelly Dores
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