A maioria das agências acredita que seus clientes não conseguem enxergar como as mudanças nos hábitos de consumo de mídia podem afetar seus negócios, fazendo com que a convergência dos meios torne-se um verdadeiro desafio para os profissionais de marketing, aponta uma pesquisa realizada pela Mediaocean e pela Econsultancy. As empresas fizeram entrevistas de alto grau de profundidade com 13 executivos de agências e diretores de marketing e ainda colheram as opiniões de aproximadamente outras 150 agências para identificar como elas e seus clientes percebem o modo como o consumidor final interage com os meios convergentes.

Os dados mostram que 68% das agências acreditam que a convergência da mídia está levando a uma abordagem mais integrada no planejamento de mídia, mas 84% sentem que os clientes ainda não perceberam quais as implicações desse fenômeno em seus negócios. As agências, porém, mantêm uma visão positiva sobre os efeitos da convergência, pois 60% dizem que ela torna mais fácil a medição da efetividade da campanha e 41% afirmam que foi um dos fatores que levou a um crescimento nas vendas diretas.

A convergência também é benéfica para o setor digital. Quase 60% das agências participantes informou que a convergência de mídias levou a orçamentos maiores para a parte online, em detrimento da mídia offline. “A convergência está oferecendo mais transparência tanto nos dados quando nas análises. Os profissionais do marketing, porém, enfrentam dificuldades em assimilar como aproveitar esse processo”, afirma Sarah Lawson Johnston, diretora da Mediaocean.