Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08), o propmark convidou as agências Ogilvy, Publicis, Artplan, Heads, E21 e AMA para criarem anúncios – publicados na edição impressa desta semana – que pudessem transmitir o reconhecimento e admiração dessas empresas pelo público feminino.
Os cartões profissionais de executivas de empresas clientes da Publicis ilustram a peça criada pela agência. Esta foi a maneira, segundo Hugo Rodrigues, vp de criação da Publicis, de retratar a realidade de que as mulheres estão em cargos de grande poder de decisão. “Para mostrar esta força, decidimos compor um anúncio real. Clientes gigantes como Telefonia, GM, Procter & Gamble e Nestlé, por exemplo, têm mulheres em posições importantes e estratégicas. É uma peça que deixa qualquer mulher orgulhosa”, disse Rodrigues.
Já o anúncio criado pela Ogilvy apresenta um texto que faz uma homenagem à letra A. “O processo de criação da peça foi difícil, pois não queríamos cair no lugar-comum, fazendo piadinhas ou criando frases feitas. O texto é a forma que encontramos, com o nosso DNA, de homenagear a mulher”, afirmou Fred Saldanha, diretor de criação da Ogilvy.
Com a finalidade de não abordar, apenas, o lado sensível e meigo das mulheres, a Artplan criou um anúncio que expõe a fibra do público feminino. “Saímos da referência clássica, e até machista de brincar que as mulheres são seres delicados. Não é só isso. Há muita força e determinação”, afirmou Roberto Vilhena, diretor de criação da Artplan.
A Ama, do Rio Grande do Sul, aproveitou a fama de bairrista dos gaúchos para exaltar as mulheres que nasceram no Rio Grande do Sul. “Fizemos uma brincadeira com essa fama dos gaúchos de valorizar o que é deles e de algumas das mulheres mais bonitas do País saírem daqui”, falou o redator Gustavo Santos. A intenção era fazer um anúncio bem-humorado para homenagear aquelas que estão ao lado dos homens. “É uma data internacional, mas as mulheres mais relevantes das nossas vidas são as que estão ao nosso lado”, disse Santos.
Os criativos da Heads destacaram que, apesar de haver um dia especial para homenagear as mulheres, elas são importantes em todos os outros dias. “Houve um debate sobre a questão da igualdade entre homens e mulheres. Dia da mulher tem de ser todo dia. O conceito é: “Hoje é o dia de todos os outros dias”, disse o diretor de criação da agência Flávio Medeiros.
O anúncio criado pela gaúcha E21 usou como tema do anúncio de oportunidade a teoria criacionista de que a mulher veio da costela de Adão. “A gente pensou em algo ousado em função de onde ele vai ser veiculado”, falou Dudu Vanoni, diretor do núcleo de moda e comportamento da agência. De acordo com o profissional, o tema Dia Internacional da Mulher parece ser simples, mas é difícil porque é preciso tomar cuidado para não cair no vulgar, no preconceituoso ou no machista.
por Cristiane Marsola e Juliana Welling