Peças bem-humoradas e que reforçam as conquistas, os fatos históricos e culturais na história das mulheres dão o tom aos anúncios especiais criados pelas agências convidadas a participar do projeto especial do Propaganda & Marketing, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Com o título que leva a famosa afirmação “Sim, senhora”, a MatosGrey decidiu em sua peça reforçar um clássico da cultura popular. “É uma brincadeira para dizer que a mulher sempre tem razão e é a última a dar a palavra”, comentou o diretor de criação da agência, Leandro Castilho. A Borghierh/Lowe, por sua vez, reproduziu uma espécie de página de classificados de um jornal com mais de 50 “anúncios” com mensagens pessoais dos funcionários da agência. O objetivo era fazer uma homenagem às pessoas mais próximas e “limpar a barra com elas”. “No Dia Internacional da Mulher, sempre vem à tona os direitos da mulher, conquistas, etc. A gente quis fazer um dia mais próximo da nossa realizade”, explicou Edgard Gianesi, que assina a direção de criação do anúncio. Cercado de anúncios menores, o texto em destaque diz: “Até que enfim um espaço para salvar os casamentos (namoros, noivados, casos e afins)”. Os textos são muito engraçados. Erh, pro exemplo, escreveu: “Fabiola, já estou chegando! De verdade!”. Gianesi também não escapou ao puxão de orelha em público: “Dedé, prometo que hoje eu levanto da cama no meio da noite quando o Luca chorar querendo mamadeira”.
Conceitual e chamativo, o anúncio da TBWA traz um travesti e a frase: “As mulheres são únicas. Nem adianta tentar imitar”. A peça da NeogamaBBH é, digamos, a mais politizada, pois faz referência aos avanços das mulheres ao ocuparem cargos de poder como o de presidente da república. A curiosidade é que, de todos os anúncios, o da NeogamaBBH foi o único criado por uma mulher, a redatora Isabella Paulelli. “É importante lembrar das conquistas da mulher, mais ainda é grande a violência, o preconceito no mercado de trabalho, os salários mais baixos e menos oportunidades que as mulheres têm em relação aos homens. Isso também precisa ser mudados”, disse Isabella. Já a Ogilvy recorreu à imagem bíblica de Adão e Eva para mostrar que o universoé cercado de elementos femininos. “A idéia é mostrar que o mundo é muito mais feminino do que a gente imagina”, disse Zuza Tupinambá, que assina a direção de criação da peça, que teve criação de Virgílio Neves. Para finalizar, a Age fez uma homenagem ao fato histórico que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 1857, quando 129 operárias morreram asfixiadas em Nova York após uma greve. Confira abaixo os anúncios: