A redação do jornal Propaganda & Marketing convidou seis agências para criar anúncios sobre os Jogos Olímpicos, que começaram no último final de semana em Atenas, na Grécia. As seis agências convidadas (Leo Burnett, EugenioDDB, Publicis Salles Norton, DM9DDB, AlmapBBDO e Ogilvy) estão entre as que ganharam Leões nas competições de Filmes e Press & Outdoor do Festival de Cannes em 2004. A DM9DDB utilizou a imagem de um pódio feito com anuários do D&AD, The One Show e Clube de Criação de São Paulo com o texto “A gente que vive uma competição por semana deseja toda sorte aos brasileiros em Atenas”. A criação é de Miguel Bemfica e Marcos Medeiros, com direção de criação de Sérgio Valente e Pedro Cappeletti.
Com direção de arte refinada, a EugenioDDB fez uma analogia com as reformas feitas na cidade de Atenas para receber os Jogos. Um monumento tipicamente grego traz operários trabalhando com britadeira, pá e carrinho de mão. O texto “Um povo que rala tanto quanto o nosso merece vencer em Atenas”. A criação é de Pedro Pletitsh, Marcos Pamplona e Marcelo Romko, sendo que os dois últimos também assinaram a direção de criação. Já a Publicis Salles Norton brincou com um dos símbolos olímpicos: os cinco círculos que representam os continentes. Uma família que está vendo televisão é vista de cima e as cabeças formam os círculos. A peça traz o texto “Olimpíadas 2004. É tempo de unir as pessoas, mesmo que seja na frente da televisão”. A criação é de João Maluf, Jaqueline Recher e Vitor Bomfim, com direção de criação de Tião Bernardes e J.R. D’Elboux.
A Leo Burnett criou um anúncio no qual aparecem diversas fotos de pessoas correndo no metrô, ciclistas no trânsito, remando em enchente, entre outras e o texto “Os 178 milhões de atletas brasileiros que não foram à Atenas cumprimentam os 245 que estão lá”. Ruy Lindenbreg assina a direção de criação e a criação ao lado de Rita Corradi e Javier Talavera. A AlmapBBDO apostou no bom-humor para reforçar que “A Grécia é Nossa”, a agência tem uma funcionária que se chama Grecia e usou seu cracha para afirmar que “Aqui na Almap até a Gracia está torcendo pelo Brasil”. A direção de criação é de Luiz Sanches e Roberto Pereira e a criação, de André Faria e Renato Fernandez. A Ogilvy traz a letra do hino nacional brasileiro para ninguém desafinar nas Olimpíadas. Adriana Cury assina a direção de criação e Eduardo Doff e Rubens Filho, a criação.
publicidade