DDB FTW reconhece os eSports como um canal com mais de 2,8 bilhões de pessoas (Crédito Florian Olivo/ Unsplash)

A rede DDB Worldwide, pertencente ao grupo Omnicom, acaba de lançar a agência global de eSports DDB FTW (For The Win). Baseada em Praga, capital da República Tcheca, a empresa será comandada pelo CEO e líder global de eSports e games Darko Silajdžić, que contará com esforços vindos de agências instaladas em Amsterdã, Dusseldorf, Paris e Hong Kong. 

“Em um mundo em transformação, dominado por notícias sobre pandemia e distanciamento social, percebemos tendências de crescimento em diversas categorias e, em nenhuma delas, o potencial é tão expressivo quanto em games e eSports. Como um gamer, noto que os locais de encontro da nova geração estão mudando do físico para plataformas como Fortnite”, comenta Darko Silajdžić. 

Com estratégias globais e regionais do mundo dos esportes eletrônicos desenvolvidas para clientes e parceiros, a DDB FTW reconhece a relevância de um canal que, segundo a empresa, atinge mais de 2,8 bilhões de pessoas que se identificam como gamers em todo o mundo. 

De acordo com o Newzoo, especializada em estudos do mercado gamer e dos eSports, a receita do setor deve alcançar a marca de US$ 1 bilhão em 2020, alta de 15,7% em relação ao ano anterior, quando registrou US$ 950 milhões. China, América do Norte, Índia e Brasil estão entre os principais mercados movimentados por jogadores, empresas de games eletrônicos, ligas e plataformas de streaming.

“Essa categoria não se resume a jogos como Candy Crush. É um movimento que tem uma linguagem própria. Plataformas de jogos oxigenam a conexão social durante esses tempos difíceis, e esperamos que essa tendência continue no mundo pós Covid-19”, acredita Says Glen Lomas, presidente da DDB EMEA.

Fundada em 1949, o grupo DDB é hoje um dos maiores conglomerados de publicidade do mundo, e segue atento às transformações na indústria e na forma como as pessoas vêm se comunicando e consumindo mídia.  

Já o mercado de eSports nasceu nos anos de 1970 durante as “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar” realizada na Universidade de Stamford, na Califórnia (EUA). Na década de 80, veio o Space Invaders Championship, da Atari, seguido pelo Nintendo World Championships e Nintendo PowerFest na década seguinte.

A internet ajudou a alastrar uma diversão que se transformou em um fenômeno com competições que batem recordes de audiência a cada edição, como World Cyber Games, o Intel Extreme Masters e a Major League Gaming.