O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quinta-feira (7) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias, entre elas Design.

A competição foi presidida por Nuno Presa Cardoso, fundador e diretor criativo da agências Nossa, de Portugal. Foram premiados 33 cases, entre eles 23 brasileiros: 5 com Ouro, 9 com Prata e 9 com Bronze.

Novamente, a Africa conquistou a maior parte dos troféus da competição, somando nove: 1 de Ouro, 4 de Prata e 4 de Bronze. Eles foram concedidos aos cases Life Print, History Blocks, Legs to Fly, Smartsolution e Pay Per Beer. Em seguida a AlmapBBDO somou cinco metais (1 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze) com os cases Let’s Summer, Bebé con este anuncio, Road Tarot e El increíble pequeño mundo de Havaianas.

GTB Brasil conquistou Prata e Bronze com Accessibility Mat, criado para Ford

Com dois prêmios cada aparecem as agências R/GA (Bronze – Skol Pride e Skol Dogz) e GTB Brasil (Prata e Bronze com Accessibility Mat). Com um troféu cada nesta categoria estão Wieden+Kennedy (Ouro – Muñeca de Andressa), Cheil (Ouro – The Waste Measure), Z+ (atual Havas+ / Prata – Objetos de la empatía) e Grey (Bronze – The Real Machado de Assis).

Não houve Gran Ojo nesta categoria. O português Cardoso, da Nossa, explicou que a maior dificuldade do júri foi como pensar o que é o Design, pois esta é uma “das formas mais fundamentais da comunicação”. “É quase tudo e, na maior parte, afeta nossas decisões subconscientemente. Buscamos ser rigorosos. Encontramos não só peças muito bem produzidas, desenhadas e criadas, mas que tinham ideias profundas e fortes”, disse.

Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.

 DESIGN – 33 vencedores, 23 do Brasil: 5 Ouro, 9 Prata, 9 Bronze
 GP: não houve
 DG1 – Identidad y construcción de marca
PRATALets summer [Campaña], de Almap BBDO para Havaianas de Alpargatas Brasil
PRATAOna, de Creamos Agencia para Ona Origen Natural de Origen Doce. Colombia
BRONZELife print, de Africa para AMPARA Animal NGO de AMPARA Animal NGO
  
 DG2 – Medios impresos de comunicación
BRONZERoad tarot, de Almap BBDO para Audi de Audi Brasil
BRONZEThe will by Iris Apfel, de LOLA MullenLowe para Magnum de Unilever España. España
OUROBebé con este anuncio [Campaña], de Almap BBDO para Guaraná Antarctica de AmBev Brasil
  
 DG3 – Editorial
BRONZEMagnum by Magnum, de LOLA MullenLowe para Magnum de Unilever España. España
OUROMoby Dick sin límites, de DDB España para FNAC España de FNAC España. España
OUROThe 9´58 biography, de BETC São Paulo para Puma de Puma Brasil
PRATAThe gun violence history book, de FCB Chicago para Illinois Council Against Handgun Violence de Illinois Council Against Handgun Violence. Países no Iberoamericanos
BRONZEThe real Machado de Assis, de Grey Brasil para Faculdade Zumbi Dos Palmares de Faculdade Zumbi Dos Palmares
  
 DG4 – Digital
PRATAEl increíble pequeño mundo de Havaianas, de Almap BBDO para Alpargatas de Alpargatas Brasil
PRATAHistory blocks, de Africa para Unesco de UNESCO / Unesco Brasil
  
 DG5 – Artículos promocionales
PRATALets summer [Campaña], de Almap BBDO para Havaianas de Alpargatas Brasil
BRONZESkol dogz, de R/GA São Paulo para Skol de AmBev Brasil / Petz
OUROMuñeca de Andressa, de Wieden+Kennedy São Paulo para Nike de Nike Brasil
PRATALife print, de Africa para AMPARA Animal NGO de AMPARA Animal NGO
  
 DG6 – Diseño de producto
OUROLegs to fly, de Africa para ESPN de ESPN Brasil
PRATALife print, de Africa para AMPARA Animal NGO de AMPARA Animal NGO
BRONZESmartsolution, de Africa para Telefónica Vivo de Telefónica Brasil
PRATAAccessibility mat, de GTB Brasil para Ford de Ford Brasil
BRONZEPay per beer, de Africa para Brahma de AmBev Brasil
  
 DG7 – Packaging
BRONZESkol pride, de R/GA São Paulo para Skol de AmBev Brasil
OUROThe waste measure, de Cheil Brasil para Greenpeople de Greenpeople
PRATAProductos para la paz, de Geometry Colombia para ONU de ONU / PNUD. Colombia
PRATABeer day, de MullenLowe SSP3 para Bavaria de AB InBev Colombia. Colombia
  
 DG8 – Instalaciones y puntos de venta
BRONZEBanco de la amistad , de DDB Colombia para Poker de AB InBev Colombia. Colombia
PRATAObjetos de la empatía, de Z+ Comunicação para AACD – Asociación De Asistencia A Niños Con Discapacidad de AACD
BRONZEStreet trees, de (anónimo) para Absolut de Pernod Ricard México. México
  
 DG9 – Diseño de experiencia de marca
OUROBanco de la amistad , de DDB Colombia para Poker de AB InBev Colombia. Colombia
BRONZEHistory blocks, de Africa para Unesco de UNESCO / Unesco Brasil
PRATAPabellón black, de DDB Colombia para Poker de AB InBev Colombia. Colombia
BRONZEAccessibility mat, de GTB Brasil para Ford de Ford Brasil
PRATAPay per beer, de Africa para Brahma de AmBev Brasil

Além de Design, o festival revelou os vencedores das categorias Conteúdo, Creative Data, Digital & Social, Inovação, Media, Produção Digital e Sustentável.