O Teclado Consciente TIM será divulgado por 12 influenciadores responsáveis por amplificar a reflexão entre as pessoas (Divulgação)

O aplicativo Teclado Consciente foi criado pela HavasPlus para a operadora TIM com o objetivo de propor a substituição de expressões preconceituosas e contribuir para a desconstrução do racismo estrutural no Brasil.  A previsão é que o app desenvolvido com o apoio da consultoria de linguagem Vírgula possa ser baixado gratuitamente em smartphones iOS e Android a partir do dia 20 de novembro.

O humorista Yuri Marçal, a pesquisadora Winnie Bueno, Murilo Araujo, do canal Muro Pequeno, Gleici Damasceno, campeã do BBB18, o fotógrafo Roger Cipó e a cantora Lellê estão entre os 12 influenciadores que, ao lado de Iza, embaixadora da marca, e da influenciadora Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok, participarão da campanha digital. Além de divulgar a iniciativa, a comunicação pretende amplificar o debate.

“A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de advertising e brand management da TIM.

A ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita seus textos na redes sociais ou em aplicativos de comunicação e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porque são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

“A sociedade tem muito a andar ainda com relação ao racismo e intolerância. O caminho para isso é o letramento. É apontar os contextos históricos, mostrar o porquê alguns termos e expressões podem ser nocivos e degradantes. Coisas que usamos no dia a dia desde sempre, que crescemos falando sem nem mesmo ter consciência”, adverte explica Alexandre Vilela (Xã), CCO da HavasPlus. 

O lançamento do Teclado Consciente TIM está conectado ao programa de diversidade e inclusão da TIM. O novo Programa de Estágio, por exemplo, tem a meta de preencher 50% das 300 vagas com pessoas negras. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro no site www.estagiotim.com.br, para estudantes com previsão de formatura a partir de junho de 2022. Hoje, mais de um terço dos funcionários da TIM são pessoas negras e o objetivo da companhia é ampliar essa representatividade, inclusive em cargos de liderança – que atualmente é de 13% em posições de gerência e diretoria.

“As pessoas negras são 55,8% da população do país, mas ainda não têm representatividade expressiva nas grandes empresas. Para aumentar a presença de pessoas negras, também em posições de liderança, temos que repensar critérios e processos que podem significar barreiras de entrada. O novo programa de estágio da TIM foi pensado justamente nesse sentido”, conta a vice-presidente de recursos humanos da TIM, Maria Antonietta Russo.

A TIM ainda promove discussões internas como o TIM Convida, evento digital sobre diversidade e inclusão no canal da marca no YouTube, o TIM Convida Raça, que aconteceu no último dia 11 de novembro e fez parte do TIM Talks, maior programa de desenvolvimento e comunicação da TIM, que também trouxe um painel dedicado ao tema feminismo negro. Em julho, em alusão ao Dia Nacional Combate à Discriminação Racial (03/07) e ao Dia da Mulher Negra (25/07), os influenciadores Roger Cipó e Nátaly Neri fizeram um takeover no perfil da TIM no Twitter, com posts de combate ao racismo.

Em outubro, a TIM apoiou o Afro Presença, evento idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e realizado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover a inclusão de universitários negros e negras no mercado de trabalho. Durante os três dias de programação online, executivos da TIM estiveram em um estande virtual, apresentando a empresa aos estudantes negros e negras, com conteúdos sobre negócio, tecnologia, evolução dos serviços e ofertas, clima, engajamento, diversidade e inclusão, responsabilidade social, entre outros.