Iniciativa tem campanha idealizada pela Repense (Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aposta em uma campanha elaborada pela Repense para difundir o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.

A ação será desdobrada ao longo dos próximos três meses em canais digitais (Facebook, Instagram, YouTube, mídia programática, search e portais) e mídia offline (pay TV, rádio, OOH, jornais e ativações em supermercados). A estratégia conta ainda com o disparo de e-mails, WhatsApp, SMS e o desenvolvimento do site do Guia Alimentar com conteúdo sobre alimentação adequada e saudável.

“Um dos nossos objetivos é lutar pelos direitos de saber o que comer. E o Guia Alimentar é um instrumento para a apoiar e facilitar a sua escolha, da sua família e dos seus amigos. Ele foi elaborado com base em evidências científicas, e classifica os alimentos em quatro categorias, incluindo os ultraprocessados, que são produtos que perderam durante o processamento sua identidade básica. O Guia desaconselha o consumo destes produtos dada a sua relação com o ganho de peso, doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer”, explica Janine Coutinho, coordenadora do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.

Sob o conceito “Você já é a favor do Guia Alimentar para a População Brasileira”, as peças de comunicação convidam as pessoas a baixarem o Guia, constatando que uma alimentação saudável envolve temas como sustentabilidade, cadeia de produção dos alimentos e comidas regionais, indo além de simplesmente contar calorias e nutrientes.

“Essa campanha passou por muitas etapas até chegar na construção de um conceito estratégico. Pré-testamos três conceitos diferentes até chegarmos na campanha ideal. Dentro desse processo, mapeamos os públicos e direcionamos de forma assertiva a importância sobre essa comunicação. O conceito adotado municia a sociedade de conhecimento sobre o assunto, transformando-os também em agentes de comunicação”, conta Alexandre Ravagnani, diretor-executivo de criação da Repense.