scyther5/ Istock

A liderança da WPP decidiu fundir a J. Walter Thompson com a rede digital Wunderman. A informação foi confirmada pelo grupo nesta segunda-feira (26). No último dia 12 de novembro, o jornal PROPMARK já havia falado sobre a possibilidade da fusão implementada pela holding inglesa, que tem faturamento anual de R$ 73 bilhões, três mil escritórios e mais de 200 mil funcionários em todo o mundo.

A nova empresa que surge a partir deste movimento será conhecida como Wunderman Thompson e ficará sediada nos escritórios da JWT na Lexington Avenue, em Manhattan (NY). A operação da rede passa então a contar com aproximadamente 20 mil pessoas em 90 mercados globais. O grupo deve apresentar a nova identidade visual para a companhia que nasce da fusão nos próximos dias.

De acordo com o Adweek, Mel Edwards, recém promovido a CEO global da Wunderman em setembro, continua no cargo. Já a atual CEO mundial da JWT, Tamara Ingram, vai atuar como chairman da nova operação.

“A união foi uma decisão impulsionada pela oportunidade de atender melhor nossos clientes, expandir nossa oferta e criar uma agência efetivamente posicionada para o futuro. Tanto a JWT quanto a Wunderman foram construídas pelo comprometimento de muitas pessoas talentosas, cujas capacidades combinadas nos distinguirão ainda mais no mercado”, afirmou Tamara, por meio de um comunicado.

A fusão tem características parecidas com a que o WPP já havia promovido neste ano, quando juntou globalmente VML e Y&R e deu destaque para uma atuação mais digital. Assim, a holding segue o seu plano de concentrações mais estratégicas, otimizando a operação de suas redes.

Abaixo o comunicado encaminhado para o mercado brasileiro:

Hoje, 26 de novembro de 2018, o grupoWPP anunciou a fusão entre as duas redes globais Wunderman e J. Walter Thompson que se unem para formar a nova Wunderman Thompson, uma empresa criativa, tecnológica e com uso integrado de dados. Criada para inspirar o crescimento dos seus clientes, a nova Wunderman Thompson será posicionada para oferecer a gama completa de serviços criativos, digitais, tecnológicos – em escala global. Wunderman e Thompson já dividem muitos clientes que agora terão acesso ao expertise das duas empresas.

Como o marketing tem sido redesenhado pela tecnologia, a Wunderman Thompson também irá capitalizar a boa relação com Adobe, Amazon, Google, IBM, Microsoft, Oracle, Salesforce e SAP. A Wunderman Thompson será liderada pela CEO global da Wunderman Mel Edwards. Tamara Ingram, atual CEO da Thompson, será Chairman da nova agência.

Os detalhes do desdobramento da fusão no Brasil serão anunciados nos próximos meses. Como as duas empresas têm operações robustas, a integração estratégica está sendo estudada levando em conta o perfil de cada uma delas. As empresas Mirum, Mutato e Possible seguem como operações independentes dessa fusão.