Começou nesta segunda-feira (18), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, o AGI Open São Paulo, onde os principais designers brasileiros e internacionais apresentam os desafios do cotidiano do profissional da área.
A brasileira Marina Willer, que vive em Londres – onde é sócia da Pentagram Design Limited –, abriu o círculo de palestras, que termina amanhã (19). Sua apresentação teve como tema “Out of control” e quis provocar a plateia repleta de profissionais e estudantes do setor, dizendo que “o excesso de controle mata o branding”.
Segundo Marina, o segmento no Brasil, principalmente no que se refere ao design gráfico, está florescendo. “Não é de um dia para o outro que vamos conseguir evoluir. Mas, aqui, tem muitas fontes onde se pode beber”, disse, acrescentando que “agora, começam a surgir profissionais da área gráfica”. Para ela, branding e design gráfico estão “mudando no mundo todo e virando uma necessidade”.
Realizado pela AGI (Alliance Graphique Inrternacionale), o evento é anual e chegou ao Brasil para inaugurar as edições da América Latina. O encontro já foi realizado nas cidades do Porto, Barcelona, Hong Kong e Londres. Em São Paulo, está sendo organizado pelo braço brasileiro dessa aliança internacional de profissionais do design em correalização com o Itaú Cultural.
A AGI foi fundada em 1951 como um clube de elite de designers e ilustradores que acreditavam na organização como uma forma de partilhar interesses comuns e desencadear relações entre profissionais do mundo todo.