A televisão é o principal meio de informação dos produtores rurais: 98% deles assistem TV, sendo que 68% através da antena parabólica. Os dados são da pesquisa realizada pela Ipsos Marplan com 2.450 produtores rurais de todos os portes, entrevistados em 230 municípios, de 15 Estados brasileiros.

Os dados surpreenderam pelo número tão elevado. “A pesquisa veio comprovar uma percepção, só não imaginávamos que era algo tão elevado tanto assim”, revelou Jorge Luiz de Campos, diretor comercial do SBA (Sistema Brasileiro de Agronegócios). “Através da parabólica, dois terços de toda audiência do agronegócio são atingidos”, comentou. A pesquisa também revela que 64% dos produtores rurais usam as informações dos canais segmentados ao agronegócio para tomada de decisões. Entre as informações consideradas mais relevantes, os agropecuários brasileiros destacaram os preços e características de produtos, máquinas e implementos.

Hoje, no Brasil, existem cinco canais voltados para o setor: Canal Rural, Terra Viva e mais três canais da rede SBA – Novo Canal, Canal do Boi e o Agro Canal. De acordo com Campos, os canais do SBA têm 22 horas de transmissão ao vivo e detêm 37% da audiência total de canais do segmento no Brasil, o que os torna líderes em 10 estados. O Canal do Boi, por exemplo, foi um dos pioneiros do jornalismo rural na TV brasileira, lançado há 17 anos por iniciativa de um agropecuarista, Claudio Godoy. Atualmente, a emissora atinge 51% da audiência entre os agropecuaristas de todo o país, sendo líder em audiência na maior parte do mercado rural nacional.

Crescimento

O SBA cresceu 24% em faturamento em 2011, atingindo 80 milhões de telespectadores e ultrapassando R$ 2 bilhões em geração de negócios. Os canais grupo transmitem conteúdos direcionados à agropecuária, com leilões e programas informativos sobre os principais assuntos do setor. “O dado interessante é que geramos 2,3 bilhões em negócios que passaram pelas nossas telas. É um número bastante consistente”, disse Campos.

Segundo ele, a rede teve aumento de 27% em novos contratos comerciais e espera um faturamento 30% maior em 2012 com o desenvolvimento de novas parcerias comerciais. “Projetamos crescimento principalmente devido aos novos formatos que podem atrair diferentes anunciantes com foco no agronegócio. Trabalhamos em parceria com as agências e oferecemos, além dos formatos tradicionais, outros que privilegiam a criatividade e a estratégia das agencias”.

Em 2011, o SBA apresentou um crescimento de 27%, principalmente devido aos novos parceiros como, por exemplo, Mitsubishi e Volvo. “Eram empresas que não anunciavam e começaram a anunciar nos nossos canais. Antes o foco dos nossos canais eram os leilões e a publicidade era mais tímida. Com as novas estratégias a publicidade vem aumentando cada vez mais”, revelou.

Com uma série de novos investimentos, a partir de fevereiro, o SBA vai disponibilizar a 16ª unidade móvel para a cobertura dos principais eventos e exposições do Brasil com uma equipe de sete pessoas, que farão as transmissões ao vivo, todos os dias. Há boas perspectivas para o setor, pois são 24,5 milhões de antenas parabólicas instaladas no Brasil, sendo 5% digitais e o restante analógico. A tendência é que aumente o sinal digital, que tem melhor qualidade, e alcance nos próximos cinco anos 8%.

por Ana Paula Jung