Com a contração da martech MoEngage, a empresa busca mais interação com seu público-alvo

Para engajar consumidores de forma personalizada, preditiva e certeira, a Ajinomoto do Brasil contratou as soluções da MoEngage. A plataforma de engajamento orientada por insights gerados por Inteligência Artificial é a responsável por criar uma régua de relacionamento, com comunicação omnichannel para fomentar o tráfego entre os diferentes sites da marca - Global do Grupo Ajinomoto, Ajinomoto FoodService e Sabores Ajinomoto. Dessa forma, o objetivo é manter o consumidor engajado, acessando diferentes canais e impulsionar a conversão e compra.

“Enquanto consumidores, sabemos que quando compramos um produto, por algum tempo depois continuamos recebendo comunicação sobre ele. Às vezes é um whatsapp inesperado quando não temos a intenção de fazer novas compras, ou uma série de e-mails marketing que enchem a caixa de entrada e não são abertos e isso é uma perda de esforços de marketing impactante”, afirma Michelli Mieko Miyai, gerente de negócios digitais da Ajinomoto do Brasil.

O desafio da Ajinomoto consiste em melhorar o processo como negócio, porém atenta à percepção do consumidor. “Entendemos que o nosso cliente está no centro das operações, não importa a régua de relacionamento ou quais os canais com os quais vamos nos comunicar com ele. Nosso objetivo é criar uma régua de relacionamento que não seja repetitiva, insistente e invasiva, afinal, o consumidor nos oferece insights importantes e essenciais que podem ser usados para criar essa atmosfera intimista e fidelizada”, completa Michelli.

Para que essa personalização aconteça, a MoEngage usa inteligência artificial, analisa os dados e faz testes ABC primordiais para orientar sobre as melhores ferramentas e conteúdos relevantes para cada segmento e utiliza o MoEngage DPM - Dynamic Product Messaging. Essa ferramenta permite enviar conteúdos com informações contextuais e em tempo real sobre os produtos aos segmentos-alvo. Para isso, envia mensagens dinâmicas de produtos como: notificações de desistência do carrinho de compras, alertas de queda de preço, recomendação de produtos, entre outros. E para criar estratégias e comunicações hiper personalizadas, o suporte é feito por comunicações em multicanais: e-mail; on-site; web push e WhatsApp.

“A partir desse estudo e analisando a base da Ajinomoto, fizemos um trabalho para atender à dinâmica de cada consumidor, colocando- o como ponto principal das estratégias e campanhas. Não é o que a empresa quer vender, mas o que o consumidor deseja comprar e consumir, dessa forma, personalizamos as recomendações gerando interações para que ele se sinta atendido com caráter individual”, conclui Daniel Simões, executivo da MoEngage LatAm.