Os países da América Latina estão entre os que tiveram melhor desempenho na publicidade em relação aos mercados de outros continentes, ao crescer 21,2% em relação a 2010, de acordo com o relatório The Nielsen Company. Ao todo, a indústria da publicidade global cresceu 10,6% no ano e faturou US$ 503 bilhões.
A indústria de publicidade cresceu graças a Copa do Mundo e os mercados emergentes com economia em expansão como Índia (28,1%), Taiwan (19,1%), Egito (40,8%), e Argentina (38,9%). Os impulsos ficaram evidentes no aumento de aportes por parte dos anunciantes registrado no segundo trimestre em 13%.
Na Europa, Bélgica, França, Suécia, Suíça e Reino Unido o aumento dos gastos com publicidade foi de 10%.
Já os EUA, tradicionalmente o maior mercado de publicidade, teve o crescimento mais lento de 5,6% no ano, mas está de volta à disputa após as despesas de publicidade caírem 9% em 2009. Outros mercados de baixos investimentos em campanhas ou estabilidade foram Japão (1,3%) e Espanha (+0,4%).
Em categorias de marcas, o gasto com propaganda em bens de consumo aumentaram 14,6%.
Os setores automotivo e financeiro, os mais atingidos durante a recessão global, tiveram o maior gasto com publicidade em 20,3% e 17,9% respectivamente. Seis empresas automotivas estão entre os 20 maiores anunciantes globais em 2010.
Globalmente, os gastos em a televisão recuperaram 13,1% e a mídia aumentou sua participação para 62%, acima dos 60,6% do ano anterior. A publicidade em rádio subiu 8,5%, seguida pelos jornais, que subiu 7%. As revistas registraram o crescimento mundial mais lento de todos os tipos de mídia (4,9%), com o único crescimento de dois dígitos na América Latina(14,9%).