Tudo bem que Cannes é lotérico, que o mundo é um moinho e que na publicidade, exatamente como no futebol, surpresas fazem parte de qualquer jogo ou campeonato. Mas, é muito, muito difícil que alguma outra agência participante do Cannes Lions 2010 consiga superar a performance da AlmapBBDO e tirar dela o prêmio de Agência do Ano do festival, que termina no próximo sábado, dia 26.

O Leão de Agência do Ano é concedido àquela que obtém o maior número de pontos nas seguintes competições: Press Lions, Outdoor Lions, Radio Lions, Film Lions e neste ano, a estreante Film Craft Lions. Cada posição de shortlist nessas competições vale um ponto (o máximo que se pode obter é 10, mesmo que a agência classifique 30 finalistas, ela contabilizará 10 pontos), cada Leão de bronze vale três pontos, o de prata vale cinco pontos, o de ouro vale sete, e o Grand Prix, 10 pontos.

Pois bem, o Cannes Lions nem chegou à metade e a AlmapBBDO já contabiliza 64 pontos. Em Outdoor Lions, ela classificou 12 finalistas e ganhou quatro Leões, um de ouro, um de prata e dois de bronze. Dos 10 pontos de shortlis desta área, ela perdeu oito para as inscrições que foram premiadas. Com o valor dos quatro Leões, ela ganhou 18 pontos que, acrescidos aos quatro que sobraram do shortlist, rendem a ela, um total de 22 pontos.

Em Rádio, ela obteve um Leão de bronze, que vale três pontos, o que na conta de Cannes, a deixa com 25 pontos. Daí, vem o resultado de Press no qual ela classificou 44 finalistas, ou seja 10 pontos, e ganhou sete Leões, sendo dois de ouro e cinco de bronze. Seguindo a conta, só em Press, ela fica com 10 pontos de shortlist mais 29 pontos de Leão (14 pelos dois de ouro e 15 pelos cinco de bronze), um total de 39 pontos.

L’addition (a soma, em português), como dizem os franceses, fica assim: 22 pontos de Outdoor + 39 de Press + 3 de Radio = 64. Uma outra agência vai conseguir tirar o posto da Almap somente se conseguir Grand Prix e vários Leões em Film ou mesmo em Press, que terá seu resultado oficial divulgado somente amanhã, em Cannes.

Se considerarmos o ano passado como referencial, a AlmapBBDO já estaria com o Leão de Agência do Ano, já que a DM9DDB, vencedora em 2009, contabilizou cerca de 40 pontos. A Almap ficou em segundo lugar em 2009.

Caso avance ainda mais no Cannes Lions ou caso ninguém chegue perto – ambas situações são possíveis -, este será o segundo ano que a AlmapBBDO comemorará o Leão de Agência do Ano. Ela recebeu o prêmio em 2000. Dez anos depois, é hora de torcer pelas contas e pelos complicados números que envolvem cada Leão. Bonne chance!

por Marcello Queiroz, de Cannes

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