No mesmo mês em que é consagrada a segunda agência do Festival Internacional de Publicidade de Cannes (realizado entre os dias 15 e 21 de junho), a AlmapBBDO comemora 15 anos sob o comando dos sócios Marcello Serpa (na direção geral de criação) e José Luiz Madeira, como diretor de planejamento e serviços a clientes.

O desempenho na última edição do mais importante festival da publicidade mundial, com a conquista de 12 Leões (veja quadro), sendo o único de ouro da América Latina em Press, não chega a surpreender, já que a trajetória de prêmios é uma tradição para a agência. Mas em tempos de conexão global, ser a agência brasileira mais premiada em Cannes é mais um trunfo importante para a Almap.

“Vencer em Cannes significa que a qualidade criativa do nosso trabalho é reconhecida mundialmente. Afinal, o mundo está conectado”, observou Serpa. O publicitário diz que o segundo lugar em Cannes foi uma surpresa. “Principalmente porque vencemos em todas as categorias que inscrevemos, com exceção de design. É motivo de orgulho, claro”, afirmou ele.
Agência do Ano de Cannes em 2000, por pouco a Almap não foi a primeira colocada novamente este ano (exatos dois pontos a menos que a primeira colocada, a BBDO Nova York). No entanto, a performance da agência brasileira (com 66 pontos) também foi decisiva para a BBDO Worldwide, da holding Omnicom, conquistar o prêmio de Network do Ano. Para vencer o Leão de Agência do Ano são considerados os resultados das competições de Press, Out-door, Radio e Filme. Posição de shortlist vale um ponto. Leão de bronze vale três, de prata vale cinco, de ouro sete e GP, dez. A Almap já foi duas vezes a segunda Agência do Ano e uma vez a terceira melhor.

Prêmios
Uma das poucas agências brasileiras que não participam de concorrência – “nós somos extremamente procurados”, diz Serpa -, a AlmapBBDO é a agência mais premiada do País e uma das principais do mundo.

Segundo o Gunn Report (levantamento feito com base na performance das agências nos principais festivais de propaganda no mundo), a Almap está entre as 20 agências mais premiadas e entre as dez agências digitais que conquistaram mais prêmios.
Com clientes como Volkswagen, que está no portfólio da agência desde 1956 e para o qual a agência acaba de criar a campanha do Novo Gol (veja matéria na pág. 24), e Havaianas (desde 1994) a Almap conquistou vários de seus principais prêmios. No total, foram 88 Leões em Cannes, 45 troféus no Clio Awards, 171 troféus no Fiap (Festival Internacional Iberoamericano), 44 troféus no El Ojo de Iberoamerica, 18 troféus no London Festival, 15 troféus no One Show, 12 troféus no New York Festival e 24 troféus no Art Directors.

Entre os prêmios nacionais, foram 210 troféus no Colunistas São Paulo, 55 no Colunistas Brasil e 18 peças premiadas no Prêmio Abril de Publicidade. A Almap também é a agência com o maior número de peças no Anuário do Clube de Criação de São Paulo pelo 11º ano.
Também segundo o Gunn Report, em 2004 e 2005 a agência de Serpa e Madeira foi a mais premiada do mundo. Além disso, é a primeira agência latino-americana a atingir o topo do ranking por dois anos consecutivos.

Trajetória
A AlmapBBDO tem cerca de 300 funcionários e ocupa o terceiro lugar no ranking do Ibope Monitor das maiores agências brasileiras, depois da Y&R e JWT. A agência foi fundada em 1956 por Alex Periscinoto e José de Alcântara Machado, sob o nome de Alcântara Machado Publicidade (Almap). Foi a primeira agência a trabalhar com duplas de criação (redator e diretor de arte), modelo que já era adotado nos Estados Unidos.

Em 1988, Periscinoto associou a Almap à BBDO Worldwide, dando origem à AlmapBBDO. Marcello Serpa e José Luiz Madeira, o Zé, ficaram sócios da AlmapBBDO em junho de 1993 e iniciaram a reformulação da agência sob o conceito: “Aqui a gente pensa antes de fazer”. Cinco anos depois, Periscinoto deixou definitivamente a Almap.

Dupla de sucesso
Questionado sobre o talento da agência em ganhar prêmios, Serpa responde: “A Almap tem uma equipe de qualidade. É uma agência esperta, destacada e criativa. Sempre tivemos a tradição de estar lá em cima, no topo”, resumiu ele. Mas não é só isso. A dupla Serpa e Madeira é considerada um fenômeno pelo mercado. “Realmente, desde que nos unimos, a performance da Almap tem sido fenomenal”, ressaltou Serpa.

Kelly Dores