A semana terá duas festas do Prêmio Colunistas: na terça-feira (7), será entregue a regional São Paulo, no Lime Light, no Itaim Bibi, e na quinta-feira (9) será a vez da cerimônia da etapa Nacional, realizada excepcionalmente no Rio de Janeiro, no Ameno Resedá, no Catete. Na ocasião, também receberão os diplomas os premiados nas etapas Rio de Janeiro e Centro-Leste.
A grande premiada no Colunistas Brasil é a agência Almap BBDO, enquanto Antônio Freitas, da Master, receberá o prêmio de Publicitário do Ano; Marcelo Reis, da Leo Burnett Tailor Made, o de Profissional de Propaganda do Ano; e Duda Magalhães, diretor da Dream Factory, o de Profissional de Marketing Promocional do Ano. A Coca-Cola foi escolhida Anunciante do Ano. Outras premiações de destaque vão para GloboNews, eleito Veículo Eletrônico do Ano, e para a Clear Channel, que levou o prêmio de Empresa de Mídia Exterior do Ano nas edições Nacional e regional Rio de Janeiro. O Estadão receberá o Grande Prêmio de Veículo Impresso do ano.
Ainda na etapa Nacional, a agência Ampla, de Recife, receberá a premiação de Empresa de Marketing Promocional do Ano, enquanto o cliente de Promoção do Ano é a Net.
Além dos GPs de empresas e profissionais, serão entregues também os oito grandes prêmios dos trabalhos escolhidos pelos jurados, e as medalhas de ouro, prata e bronze.
Na mesma festa, serão homenageados os Destaques do Ano: o presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Publicidade), Gláucio Binder, será reconhecido pelo seu trabalho à frente da entidade, e o jornalista Daniel Milani Dotoli, morto em janeiro de 2016, que trabalhou durante anos na Editora Referência, inclusive como editor-assistente do PROPMARK, receberá uma homenagem póstuma.
A edição nacional teve como jurados Adonis Alonso, Alexis Pagliarini, Ana Paula Jung, Antoninho Rossini, Armando Ferrentini, Celio Ashcar Junior, Dorinho Bastos, Fabio Seidl, Fernando Vasconcelos, Gustavo Bastos, João Daniel Tikhomiroff, Julio Pimentel, Marcio Ehrlich, Nelson Cadena e Paulo Macedo.
Pelo Colunistas Rio, a agência Mullen Lowe receberá o prêmio de Agência do Ano; Luís Carlos Franco, diretor da Ogilvy, recebe o diploma de Publicitário do Ano; e o diretor de criação da Binder, Marcos Apóstolo, recebe o prêmio de Profissional de Propaganda do Ano. No Rio, o Veículo Eletrônico do Ano escolhido foi o portal Sensacionalista. A TIM/Live TIM é o Anunciante do Ano, e o site de humor Sensacionalista conquistou o GP de Veículo Eletrônico do Ano, enquanto a Clear Channel ficou com o GP de Empresa de Mídia Exterior do Ano.
Security Moms, da Ogilvy para Sport Club do Recife, ganhou o GP de Ação Promocional do Ano. O GP de Design de Embalagem ficou com Sauza, da PS10 para a tequila Sauza.
Pelo Centro-Leste, serão agraciados o Publicitário do Ano Zander Campos Jr., da Cannes, e o Profissional Leo Sevaybricker, da Popcorn. A Popcorn, de Belo Horizonte, conquistou o grande prêmio de Agência de Comunicação do Ano.
Não foram concedidos grandes prêmios de trabalho nas etapas do Rio de Janeiro e Centro-Leste. O júri dessas duas regionais foi formado por Marcio Ehrlich, Dani Ribeiro, Felipe Rodrigues, Gustavo Nogueira, Hugo Monteiro, José Luis Vaz, Raphael Laclau, Renata Granchi e Toninho Lima.
Assim como a etapa Nacional, o Colunistas São Paulo premia a AlmapBBDO com o GP de Agência de Comunicação do Ano. Marcelo Reis, sócio da Leo Burnett Tailor Made, leva em São Paulo o GP de Publicitário do Ano. O Anunciante do Ano é a Leroy Merlin. Ricardo John, da J. Walter Thompson, recebe o GP de Profissional de Propaganda.
A festa terá premiação do Colunistas Promo, que reconhece as melhores ações de live mar- keting do mercado. A Pepper é a Empresa de Marketing Promocional do Ano. Fernando Guntovitch, da The Group, fica com o Grande Prêmio de Empresário ou Dirigente de Marketing Promocional do Ano. Henrique Alemão Sutto, da Rock, é Profissional de Marketing Promocional do Ano. O Cliente de Promoção do Ano foi a TIM.
Também serão entregues diplomas aos vencedores do Colunistas Mídia. Na cerimônia de premiação, a Veja recebe o reconhecimento como Veículo Impresso do Ano; e a Rádio Transamérica, como Veículo Eletrônico do Ano. Serão entregues também os seis GPs concedidos a trabalhos, além das medalhas de ouro, prata e bronze.
Presidido por Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, o júri em São Paulo foi formado por Adonis Alonso, Alexis Thuller Pagliarini, André Senra, Antoninho Rossini, Marcio Ehrlich, Paulo Roberto Schmidt, Dorinho Bastos, Marcello Queiroz, Paulo Macedo e Pedro Yves, se reuniu, em fevereiro, para eleger as melhores campanhas criadas em 2015.
História
O Prêmio Colunistas foi criado em 1967 por Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira. Os três escreviam colunas sobre o mercado de publicidade e decidiram criar um prêmio que reconhecesse os trabalhos mais criativos da produção nacional, a partir da ótica dos jornalistas especializados. Hoje o prêmio é oferecido pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda). A primeira festa foi realizada em 1968.
No ano passado, a premiação sofreu uma reestruturação e foi desmembrada em 12 diferentes áreas: Mídias Integradas, Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia e Inovação.