Peça da campanha de mídia impressa criada pela Almap que conquistou o GP de Criação Revista

 

Em uma noite cercada de homenagens devido à morte do presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do grupo Abril, Roberto Civita, no último domingo (26) (leia mais aqui), AlmapBBDO e Africa se destacaram na entrega do Prêmio Abril de Publicidade 2013, na noite desta terça-feira (28), em São Paulo.

A Almap conquistou o Grand Prix de Criação Revista, entregue à campanha “Caminhões sob medida”, para a MAN Latin America, fabricante dos caminhões da Volkswagen. É o segundo ano consecutivo que a agência fatura o prêmio para o mesmo anunciante. “O prêmio vai para uma agência que pensa antes de fazer e que possui um grande respeito e compromisso com as marcas. O profissionalismo e o trabalho ético tem sempre seu lugar de destaque”, afirma Julio Andery, diretor de arte da Almap e que assina a campanha ao lado de Reynaldo Gondim e Luiz Sanches.

Detalhe do anúncio de vinil da BudweiserJá a Africa, agência que só agora começa a participar de premiações, tendo ficado fora de competições desde sua fundação (no final de 2002) – com exceção ao Cyber Lions de Cannes, em 2007 –, debutou em grande estilo no Prêmio Abril, com o Grand Prix de Mídia para a cerveja Budweiser, da Ambev, devido ao trabalho “Anúncio vinil”. “Decidimos inscrever cases em alguns prêmios este ano e foi a primeira vez no Prêmio Abril. Já estávamos muito felizes em ser finalistas ao GP e conquistá-lo logo na estreia foi maravilhoso”, afirma Luiz Fernando Vieira, sócio e vice-presidente de mídia da agência. “Ainda mais em um dia especial como este, cercado de homenagens ao Civita. E foi um trabalho inovador, com uma participação bacana do Will.i.am (astro da música pop americana) e para um cliente que está apostando em coisas legais”, completa.

Ainda na área de mídia, a JWT ficou com o troféu em “Prêmio Mídia Revista”, com “Amplificador”, para a Coca-Cola. O mesmo trabalho venceu na área Criação Revista, na categoria “Prêmio melhor Utilização do Meio Revista”. O “Prêmio Opinião do Leitor” da área foi para a Almap, com PacMan, para Havaianas, da Alpargatas.

A AlmapBBDO ainda levou mais três “Árvores” – o símbolo do Grupo Abril e que formata o troféu do mais tradicional prêmio da mídia impressa brasileira – na área “Melhor Uso das Plataformas Abril Mídia”: nas categorias “MTV”, “Site/Mobile” e “Tablet”, com “Peitos/Piscina” (para o Doritos, da Elma Chips), “Banner automático” (Volkswagen) e “Carro” (Bradesco Seguros), respectivamente. O outro troféu da área foi para “Red Bull Drive-Thru”, da Loducca para o energético Red Bull, na categoria “Elemidia”.

Antes da revelação destes prêmios, foram entregues os troféus para os vencedores regionais, cujos vencedores já eram conhecidos: a cearense Verve Comunicação levou a Árvore da Abril na região Norte/Nordeste, com “Infinito”, para o Beach Park; a Filadélfia, de Belo Horizonte, foi a vencedora na Regional Central com “Alvos”, para o Instituto Inhotim; a DM9Sul, de Porto Alegre, levou o prêmio no sul do país com “Muita coisa aconteceu na moda nos anos 70. Este é o compacto dos melhores momentos”, para Olympikus; e com o trabalho “Mimeógrafo, para a Coca-Cola, a DPZ Rio garantiu a premiação no Rio de Janeiro.

Homenagens

De Luiz Lara (ex-presidente da Abap e sócio da Lew’LaraTBWA) e Flavio Rezende (diretor nacional de mídia da DPZ), que falaram do trabalho que Roberto Civita prestou à educação no país, até Luiz Fernando Vieira – também presidente do Grupo de Mídia de São Paulo –, lembrando do célebre discurso do executivo durante o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, em 2008, acerca da liberdade de expressão, a noite contou com diversas homenagens ao ex-mandatário do Grupo Abril.

“Editar é transformar o importante em interessante”, dizia o empresário, cuja frase abriu a noite do Prêmio Abril de Publicidade 2013, em um telão que mostrou Civita proferindo diversas outras frases marcantes de sua trajetória. Foram ressaltadas palavras como “saber”, “descobrir” e outras que “formam os valores básicos e fundamentais para o sucesso de uma empresa”, dizia – além da educação, um dos pilares dele e do grupo que dirigiu durante décadas: “Educação é fundamental para o desempenho do país”, ressaltava.

Diretora-geral de publicidade da Abril Mídia, Thais Chede Soares, em um discurso emocionado, abriu o Prêmio Abril destacando a importância do mesmo pelas palavras de Civita: “Festejamos os bons anúncios assim como as boas reportagens”. Já Fabio Barbosa, presidente da companhia, disse que “festejar a excelência do trabalho publicitário, que é fundamental na parceria com as revistas do grupo, é o legado da empresa”. “A publicidade é um dos pilares da imprensa livre e independente”, concluiu.