A AlmapBBDO não substituirá Sergio Mugnaini, diretor de criação online que deixou a operação rumo à Goodby, Silverstein & Partners no final de fereveiro deste ano, onde atua como diretor de criação (leia mais aqui). A agência aproveitou a saída do profissional para colocar em prática um projeto que já estava amadurecendo há alguns meses, integrando de forma definitiva as áreas online e offline.
Com a iniciativa, Luiz Sanches passa a dirigir a criação de todos os trabalhos desenvolvidos, independentemente da mídia, reportando-se apenas ao sócio e diretor geral de criação Marcello Serpa. Segundo ele, a experimentação já dura cerca de dois meses e apresenta frutos positivos. “A gente aproveitou a oportunidade para fazer uma grande integração, trabalho que já estávamos começando com a participação do Sergio. O que acontecia era que a ideia geralmente nascia no offline, com o online fazendo um realinhamento. Agora, com as duplas do online envolvidas no processo desde o começo, tudo parece estar mais consistente e verdadeiramente integrado, a campanha conversa melhor. Ainda é cedo para conclusões, mas o projeto está deixando os clientes e a equipe da agência bem contentes”, explicou Sanches.
Apesar de ter um aumento significativo em seu volume de trabalho, o diretor de criação garante que a nova função tornou seu dia a dia mais divertido, especialmente pela maior pluralidade de ideias e conceitos abordados. Para liberá-lo de supervisões mais técnicas, ele terá uma dupla de co-diretores voltados exclusivamente à demanda de web. “Agora está bem mais divertido, já que não tenho mais que ficar preso a uma só mídia. É mais trabalho, mas no final eu consigo ver tudo. Dois profissionais atuarão como co-diretores na área online, me ajudando especialmente na parte mais técnica. Uma é a Luciana Haguiara, que já está há algum tempo com a gente, e o outro é o Sandro Rosa, que eu trouxe da Africa para assumir essa função”, destaca Sanches.
A única divisão ainda válida dentro da criação da Almap refere-se à equipe dedicada aos trabalhos de below the line e design, comandada por Marcus Sulzbacher. Nesse quesito, Sanches crê que a grande proximidade já existente entre as operações é suficiente para não existir a necessidade de uma fusão formal. “A equipe de BTL tem uma sincronia muito boa com o trabalho da criação como um todo. Estamos próximos em todos os sentidos, inclusive fisicamente, o que transforma a integração necessária em algo natural, que deve continuar assim”, finalizou o diretor de criação.
Premiado
Além da nova atribuição, Luiz Sanches tem muito a comemorar nos últimos meses. O profissional foi eleito na primeira quinzena de maio como o melhor diretor de criação do mundo, segundo ranking do Piaf (Festival Internacional de Publicidade de Praga), destacando-se entre dois mil publicitários que exercem a mesma função, levando em conta o desempenho em festivais internacionais como Cannes Lions, Clio, One Show, D&AD, London e Fiap, entre outros, realizados a partir de maio de 2010. Sanches ficou imediatamente à frente de Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO, e de Dulcídio Caldeira, que dividia a função com ele na agência antes de partir para a produtora ParanoidBR. Na edição do ano passado do Cannes Lions, ele foi apontado como o diretor de criação mais premiado do festival, figurando ainda na lista dos 20 criativos iberoamericanos da década pela revista argentina Adlatina.
por Karan Novas