A intenção da iniciativa é capacitar os profissionais para gerenciar pessoas, projetos e negócios

A AlmapBBDO e a Soko, junto ao Grupo Dreamers — que detém Artplan, Convert e A-Lab —, se uniram a ESPM para lançar o curso gratuito "Fill the Gap", que faz parte de uma série de iniciativas de diversidade e inclusão das empresas, com o compromisso de ampliar contratações e promoções de lideranças desses grupos.

O curso será exclusivo para pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans ou não bináries e oferecerá ensino para aperfeiçoamento profissional de perfis que queiram ocupar cargos de liderança na indústria da comunicação.

Para divulgar o projeto, foi lançado uma campanha que conta com um filme produzido pelas produtoras TD/Studio e LOUD+, além de anúncios e perfis proprietários site e LinkedIn.

A iniciativa contará com 40 vagas para pessoas que atuam a partir do nível de gerência, com pelo menos cinco anos de experiência, e visa conscientizar e provocar o mercado para que mais vagas para cargos de liderança sejam abertas e compartilhadas. Com duração de seis meses, os alunos terão aulas ao vivo duas vezes por semana, durante três horas por dia, no período da noite.  

As inscrições estarão abertas no site do projeto até 7 de maio e o processo de seleção será realizado pela consultoria EmpregueAfro. A lista de candidaturas selecionadas será anunciada na semana de 29 de maio.

A metodologia do curso é dividida em cinco trilhas, sendo elas Trilha de Engajamento (aula magna e ciclos com aporte de conteúdo, aplicação prática, reflexão de carreira e repouso); Trilha de Desenvolvimento Profissional (coach de carreira e mentores do mercado); Trilha de Autoconhecimento (com disciplinas de Autoestima, Inteligência Emocional, D&I e aulas magnas, como inglês corporativo, marca pessoal e técnicas de oratória); Trilha Relacional (com disciplinas de Liderança e Sucessão e Reputação, Imagem Corporativa e Gestão de Crise); e Trilha Corporativa (com disciplinas de Projetos e Negócios, Finanças e ESG, Governança e Sustentabilidade). A intenção é capacitar os profissionais para gerenciar pessoas, projetos e negócios.

Toda a concepção do projeto contou com o apoio de André Chaves, fundador do Papel e Caneta, ação coletiva sem fins lucrativos que visa unir líderes da comunicação em prol de causas sociais.