Enquanto cresce o o consumo de bebidas alcoólicas entre os menores de 18 anos, a Ambev, líder no mercado de cerveja, dá mais um passo no projeto de consumo responsável, lançado em 2003. A nova parceria, batizada de + ID, conta com o “Supermercado de Responsa”, o “Bar de responsa” e dá continuidade ao “Jovens de Responsa”, com a estratégia de proíbir a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Com o “Supermercado de Responsa”, em ação com o Grupo Pão de Açúcar, um dispositivo identificará a bebida alcoólica. O operador pedirá a identidade do comprador e a cadastrará no sistema, para a liberação do produto. A solicitação do documento será feita a todos os clientes que aparentarem ter menos de 25 anos. “É preciso fazer grandes parcerias de modo que consigamos avançar”, declarou Milton Selligman, vice-presidente de relações corporativas da Ambev.
Para Paulo Pompilio, do grupo Pão de açúcar, o retorno da ação leva tempo, mas o executivo está otimista. “A mensuração será venda zero. Nosso sistema garante que iremos inibir a prática”, afirma. De acordo com o Pão de Açúcar, mais de 10 mil colaboradores estão aptos às novas funções, que envolveram treinamentos de dois meses. Até o final de outubro, os colaboradores do Nordeste e do Centro-Oeste estarão qualificados. A ação começa em São Paulo e Paraná, com 395 lojas do Pão de Açúcar, Extra e Assaí.
Para os bares, a proposta é o “Bar Responsa”, inicialmente para estabelecimentos localizados em comunidades de baixa renda. Os mais responsáveis, eleitos pelos próprios moradores, ganharão pintura, reforma, entre outras ações patrocinadas pela companhia cervejeira. Os donos e funcionários dos cerca de 3,5 mil bares receberão treinamento e kit com informações sobre o consumo responsável.
Campanha
A comunicação da implantação do projeto recebeu a criação da Loducca, do Grupo ABC. O filme, que estará em TV aberta e cinema, reitera que a cerveja é democrática, todas as pessoas podem consumí-la, com exceção do menores de 18. Anúncios, material de PDV e ações promocionais complementam o pacote de mídia.
O projeto dá continuidade também ao “Jovens de Responsa”, com parceria com 10 ONGs nas cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Estes adolescentes têm como missão propagar informações sobre o consumo consciente e responsável, além da prevenção do álcool aos menores de 18 anos.
por Marcos Bonfim