A Ambev anunciou na manhã desta terça-feira (19), na capital paulista, a nova etapa do Projeto Bacias, uma das principais ações do Movimento Cyan, criado em 2010. A iniciativa, desta vez em parceria com a The Nature Conservacy (TNC), organização ambiental líder em projetos de conservação e recuperação, tem foco na bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, na região de Jaguariúna, interior de São Paulo, e o pagamento por serviços ambientais como principal conceito.
A estrutura foi desenvolvida com base na ideia de que as áreas naturais, e consequentemente seus produtores, prestam uma série de serviços para a sociedade. “Toda ação que idealizamos torna-se possível somente graças à formação de parcerias não apenas com as empresas, mas também com as comunidades das regiões em questão. É do interesse de todos que terra e água sejam preservadas. Por conta disso, essa iniciativa é um estímulo não somente financeiro, como educativo. O resultado final é fruto de um ciclo: os produtores se comprometem em adotar as práticas que divulgamos em prol do meio ambiente, a sociedade reconhece os efeitos dessas atividades e, finalmente, o produtor recebe sua recompensa”, explica Gilberto Tiepolo, líder de estratégia socioambiental da TNC.
O lançamento do programa acontece próximo ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), e também marca o aniversário de três anos do Movimento Cyan, que desde sua criação colaborou para a economia de mais de 200 milhões de litros de água, o equivalente a 13.560 caminhões pipa.