Uma busca no Google mostra a diferença entre o termo cervejeiro e cervejeira. Enquanto no primeiro resultado são exibidos homens em poses de especialistas, no segundo surge uma série de eletrodomésticos. Pensando nisso, a Ambev lança esta semana um movimento em busca de reconhecimento e visibilidade das profissionais que atuam no mercado cervejeiro.
A companhia reivindica o uso correto da palavra no movimento #CervejeiraSouEu. Para incentivar essa mudança, o Empório da Cerveja deu o pontapé inicial com a alteração do nome do produto para geladeira de cerveja.
“Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras e, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, mestre-cervejeira e head de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.
Para Fabio Glezer, head do empório da Cerveja “é gratificante ver a movimentação do mercado pela equidade de gênero, agora com a ressignificação do termo nos mecanismos de busca. A palavra cervejeira não pode se restringir a um eletrodoméstico, quando ela é a profissão desempenhada por tantas mulheres Brasil afora, e poder ser agente de mudança para que cada uma delas possa ser reconhecida é uma honra”.
“Hoje, as mestres-cervejeiras representam 50% do quadro de especialistas em processos de produção. Queremos que o mercado como um todo encare a equidade de gênero também como uma prioridade. Por isso, esse movimento surge como o despertar”, conta Laura.
O movimento teve início no Twitter com uma mobilização reivindicado o uso correto do termo, realizado entre cervejeiras da companhia e especialistas do mercado. Com a hashtag #CervejeiraSouEu, mulheres estão sendo convidadas a compartilharem suas vivências. O vídeo manifesto pode ser visto abaixo:
Ficha Técnica:
Título: Cervejeira Sou Eu
Marca: Cervejaria Ambev (Institucional)
Cliente: Alexandre Alvez, Isabela Graça, Lucas Junqueira
Agência: Mutato/draftLine
Diretora Executiva de Criação : Alessandra Muccillo
Criação: Alessandra Muccillo, Marcella Nunes e Gabriela Barreira
Redação: Marcella Nunes e Paula Baselice
Direção de arte: Adriano Brodbeck
Social Media: Marcella Nunes, Paula Baselice, Nara Nazari, Beatriz Montalvão, Adriano Brodbeck e Diego Velanga.
Head of Account: Thiago Galdi
Diretora de Atendimento: Camila Assad
Gerente de Projetos: Nagila Nunes
Head of Media and Audience: Stella Lopes
Mídia Online (Sapient): Camila Celis
RTV: Equipe Modo Integrado
Gerente de Operações: Bárbara Marques
Produtora Vídeo: Surreal Hotel Arts
Direção: Luiza Villaça
COO: Cris Chacon
Produção Executiva: Milena Trindade
Head de Produção: Lu Martins
CCO: Carlão Busato
Direção Criativa: Heitor Caetano
Line Producer: Olivia Fuchs e Silvia Neri
Assistente Executiva: Buba Kore
Coordenação de Produção Jr: Debora Lemes
Assistentes de Coordenação: Bruna Brito e Beatriz Prado
Direção de Fotografia: Milena Seta
Direção de Arte: Debora Pascotto
Assistente de Direção: Iuri Santos
Finalização: Marcelo Barbosa
Montagem: Gabriel Lancman
Pós-Produção: OCTOPOST
Correção de Cor: Bleach
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Letícia Medeiros
Compositor: André Henrique
Mixagem e Finalização: Gab Scatolin
Atendimento: Ingrid Lopes e Flávia Caparelli
Coordenação: Verusca Garcia, Junior Freitas e Carol Oliveira