Uma busca no Google mostra a diferença entre o termo cervejeiro e cervejeira. Enquanto no primeiro resultado são exibidos homens em poses de especialistas, no segundo surge uma série de eletrodomésticos. Pensando nisso, a Ambev lança esta semana um movimento em busca de reconhecimento e visibilidade das profissionais que atuam no mercado cervejeiro.

A companhia reivindica o uso correto da palavra no movimento #CervejeiraSouEu. Para incentivar essa mudança, o Empório da Cerveja deu o pontapé inicial com a alteração do nome do produto para geladeira de cerveja.

“Nossas vozes, juntas, têm força para promover mudanças estruturais. É importante garantir que cada vez mais pessoas conheçam e entendam a importância do trabalho desempenhado pelas cervejeiras e, assim, garantir que todas sejam reconhecidas e respeitadas como merecem”, reforça Laura Aguiar, mestre-cervejeira e head de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.

Para Fabio Glezer, head do empório da Cerveja “é gratificante ver a movimentação do mercado pela equidade de gênero, agora com a ressignificação do termo nos mecanismos de busca. A palavra cervejeira não pode se restringir a um eletrodoméstico, quando ela é a profissão desempenhada por tantas mulheres Brasil afora, e poder ser agente de mudança para que cada uma delas possa ser reconhecida é uma honra”.

“Hoje, as mestres-cervejeiras representam 50% do quadro de especialistas em processos de produção. Queremos que o mercado como um todo encare a equidade de gênero também como uma prioridade. Por isso, esse movimento surge como o despertar”, conta Laura.

O movimento teve início no Twitter com uma mobilização reivindicado o uso correto do termo, realizado entre cervejeiras da companhia e especialistas do mercado. Com a hashtag #CervejeiraSouEu, mulheres estão sendo convidadas a compartilharem suas vivências. O vídeo manifesto pode ser visto abaixo:

Ficha Técnica: 

Título: Cervejeira Sou Eu 

Marca: Cervejaria Ambev (Institucional) 

Cliente: Alexandre Alvez, Isabela Graça, Lucas Junqueira 

Agência: Mutato/draftLine 

Diretora Executiva de Criação : Alessandra Muccillo

Criação: Alessandra Muccillo, Marcella Nunes e Gabriela Barreira

Redação: Marcella Nunes e Paula Baselice

Direção de arte: Adriano Brodbeck 

Social Media: Marcella Nunes, Paula Baselice, Nara Nazari, Beatriz Montalvão, Adriano Brodbeck e Diego Velanga.

Head of Account: Thiago Galdi

Diretora de Atendimento: Camila Assad 

Gerente de Projetos: Nagila Nunes

Head of Media and Audience: Stella Lopes 

Mídia Online (Sapient): Camila Celis

RTV: Equipe Modo Integrado 

Gerente de Operações: Bárbara Marques 

Produtora Vídeo: Surreal Hotel Arts

Direção: Luiza Villaça

COO: Cris Chacon

Produção Executiva: Milena Trindade

Head de Produção: Lu Martins

CCO: Carlão Busato

Direção Criativa: Heitor Caetano

Line Producer: Olivia Fuchs e Silvia Neri

Assistente Executiva: Buba Kore

Coordenação de Produção Jr: Debora Lemes

Assistentes de Coordenação: Bruna Brito e Beatriz Prado

Direção de Fotografia: Milena Seta

Direção de Arte: Debora Pascotto

Assistente de Direção: Iuri Santos

Finalização: Marcelo Barbosa

Montagem: Gabriel Lancman

Pós-Produção: OCTOPOST

Correção de Cor: Bleach

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical:  Letícia Medeiros

Compositor: André Henrique

Mixagem e Finalização: Gab Scatolin

Atendimento: Ingrid Lopes e Flávia Caparelli

Coordenação: Verusca Garcia, Junior Freitas e Carol Oliveira