No filme, Neymar brinca com estética de amigos estrangeiros

 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados solicitou ao Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) que o comercial do Guaraná Antarctica “Papelzinho”, criado pela DM9DDB e estrelado por Neymar, seja retirado do ar. Um requerimento aprovado pelos deputados na quarta-feira (12) afirma que o filme promove o bullying contra estrangeiros no Brasil.

O argumento do pedido, feito pelo deputado Marcos Rogerio, é de que a peça desrespeita os preceitos do código de regulamentação publicitária. “O Brasil luta para acabar com o bullying e qualquer outra forma de preconceito. Campanhas são feitas diariamente, algumas governamentais, outras da própria sociedade civil e empresas, no objetivo de fazer do país um lugar em que se respeita os seres humanos independente de qual seja sua origem”, diz o texto.

No comercial, estrangeiros pedem ajuda para Neymar para pedir um Guaraná Antarctica. O jogador escreve o pedido num papel, mas ao invés de somente ajudar, brinca com expressões para tirar sarro das características físicas de cada um: o ruivo é chamado de “água de salsicha”, o careca, de “serra pelada”, e outro, chamado de “filho de cruz credo”.

No requerimento, os deputados afirmam que a marca usa a imagem de um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, “para a promoção do bullying”. “Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”.

Procurada, a Ambev, dona da marca do Guaraná Antarctica, disse que não teve a intenção de ofender estrangeiros. “A Ambev é patrocinadora da Copa do Mundo, da Seleção Brasileira e de diversos jogadores e em nenhum momento teve a intenção de ofender os turistas ou discriminar quem quer que seja”, afirmou em comunicado. “A companhia lamenta que a brincadeira de Neymar com seus amigos tenha sido mal interpretada por algumas pessoas e reafirma que o comercial passou por vários testes com consumidores antes de ir ao ar e em nenhum momento houve questionamento ou impressões negativas”.

De acordo com a empresa, a peça, veiculada desde a primeira semana de fevereiro, saiu do ar no último dia 11, de acordo com o plano de mídia. O filme, contudo, continua no YouTube. Neste final de semana, estreia um novo comercial da marca, com Neymar, Faustão, Bernard e Felipão. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que o clima será de exaltação da seleção brasileira, sem tom de pegadinha.

Os porta-vozes do Conar não foram encontrados até a publicação desta nota.