Agências de marketing promocional se reuniram, nesta terça-feira (7), no 5º Ebemp (Encontro Brasileiro de Empresas de Marketing Promocional) para discutirem as quatro teses aprovadas pela comissão de Marketing Promocional durante o IV Congresso Brasileiro de Publicidade.

Durante o evento realizado pela Ampro (Associação de Marketing Promocional), aconteceram quatro painéis, que tiveram como tema certificação, remuneração, direito autoral e concorrência.

O primeiro assunto debatido foi direito autoral, com palestras de Fábio Vallim, ex-presidente do conselho da entidade e diretor da Impact Marketing Promocional, e de Antonio Salgado Peres Neto, vp de legislação da Ampro e diretor da ASPN Soluções Legais. Durante a discussão, foi sugerida a formação do Clube de Criação do Marketing Promocional. A Ampro se comprometeu também a trabalhar nos possíveis reforços do Comitê de Ética e criação de um cadastro de idéias eletrônico e de uma Câmara de Arbitragem. 

O segundo debate foi sobre concorrência, com palestra de Paulo Alimonda, da SM Comunicação. Os itens prioritários deste tema para a Ampro serão a maior divulgação do Código de Ética e realização de evento para reforçar o convênio com a ABA.

Certificação foi o terceiro tema de discução do encontro. As palestras foram ministradas pela presidente da entidade, Elza Tsumori, e pelo presidente do conselho da Ampro, João Carlos Zicard Vieira. O debate salientou a importância da certificação e de o mercado divulgar e gerar oportunidade para as empresas obterem o selo da Ampro.

O último assunto discutido foi a remuneração, com palestra de Gilmar Pinto Caldeira, conselheiro da Ampro. O debate levantou a importância do estabelecimento da rentabilidade mínima e o uso de uma planilha de custos detalhada.