Será lançado nesta quinta-feira (4), no Club A do WTC, em São Paulo, o Manual de Boas Práticas na Contratação de Viagens de Incentivo. Como a prática de motivar equipes por meio de viagens de incentivo está em alta no País, a ideia é orientar sobre a diferença entre as operadoras desse tipo de produto e as agências de turismo convencionais. Quem elaborou o manual foi o Covia (Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo) da Ampro (Associação de Marketing Promocional).
O comitê distribuirá 10 mil exemplares do manual para os associados da Ampro, da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), do MPI (Meetings Professionals International) e da ABGEV (Associação Brasileira de Gestores de Viagens e Eventos). Outras empresas também podem pedir o manual via correio.
De acordo com Igor Tobias, presidente do Covia, a publicação traz informações conceituais importantes sobre o segmento de marketing e viagens de incentivo e também aspectos práticos como a seleção de empresas para processo de concorrência, formação de briefing, viagens de inspeção. “A viagem de incentivo é uma das principais premiações das campanhas de marketing de incentivo. O manual mostra quais são as peculiaridades das viagens de incentivo e porque não se pode confundir com viagens de lazer. São produtos completamente diferentes”.
O presidente do Covia explicou que a operadora de lazer cria pacotes prontos, enquanto a agência de incentivo entende que é uma ação de marketing e não somente uma viagem. “É um marketing de experiência com a marca. A empresa está criando um relacionamento. A operadora de incentivo analisa o briefing e de acordo com cada caso vai criar uma viagem única. Os convidados terão uma vivência com a marca única. Cada detalhe tem um porquê”, explicou.
De acordo com pesquisa do MPI, 8% das empresas do mercado corporativo fazem viagem de incentivo. “Este é um número crescente. Quando há um mercado emergente todo mundo quer morder um pedacinho. Muitas empresas de turismo convencional acabam se aventurando a fazer viagem de incentivo. É preciso diferenciar para fazer valer cada dólar investido e aproveitar a oportunidade de contato com a marca”, esclareceu Tobias. Segundo ele, o lançamento do manual é um marco para o segmento no País.
Atualmente participam do comitê as operadoras Duo Turismo, G.I Grupo de Incentivo, It Mice Travel Solutions, Nascimento Turismo, Orbee Viagens Estratégicas, Queensberry Viagens Especiais e Incentivos, Top Service, Tour House Eventos e Incentivos, Traveland Viagens e Turismo e Travel Idea. “Assim como o mercado percebe claramente a diferença entre um banco de investimentos e um banco de varejo, é essencial que perceba a diferença de uma agência de turismo e uma operadora de viagens de incentivo”, concluiu.
por Ana Paula Jung