O processo de inserção da documentação das produções publicitárias no cadastro da Ancine (Agência Nacional de Cinema) ficará mais simples a partir desta segunda-feira (14), quando entra no ar o novo sistema de registro, totalmente eletrônico. A novidade promete diminuir a burocracia, agilizar as ações e aumentar o nível de segurança para as empresas envolvidas.
Com a mudança, o envio dos documentos exigidos na Instrução Normativa 95/2012 se dará de forma eletrônica e a emissão do CRT (Certificado de Registro de Título) será imediata para as obras isentas do recebimento da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). A geração da GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da Condecine em atraso também será solicitada diretamente no sistema digital.
Todos os detalhes do novo processo estão descritos no site oficial da Ancine. O órgão avisa que, por conta da nova implantação, o atual sistema pode sofrer instabilidade entre sábado e domingo (12 e 13).