A Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) lançou comunicado na última quinta-feira (30), no qual mostrou insatisfação sobre pane no site da Ancine (Agência Nacional do Cinema), que ocorreu por quase cinco dias (entre 24 e 28 de outubro). Segundo a diretora executiva da Apro, Sonia Regina Piassa, o fato poderia ter gerado prejuízos às produtoras, uma vez que os contratos transferem a responsabilidade por atraso na entrega às empresas que produzem os filmes. “As produtoras só não tiveram de pagar a conta das emissoras porque conseguiram estender o prazo de entrega. Fatos como esse não podem voltar a acontecer”, afirma, dizendo que oito produtoras da Apro foram afetadas, com envolvimento de, no mínimo, 17 filmes publicitários.

O atraso na entrega dos trabalhos se deu porque as produtoras só podem finalizar o produto com o registro concedido pela Ancine, processo que hoje só é realizado pelo site da agência. “Precisamos de um plano B para situações como essa. Depois do ocorrido, a Ancine ofereceu um telefone alternativo, pelo qual as produtoras possam solicitar o registro em caso de falhas no site, mas é uma solução provisória”, diz  Piassa.

A Ancine se manifestou por meio de nota, dizendo que  a Superintendência de Registro está contatando as empresas produtoras que enfrentaram problemas durante o final de semana. Ainda segundo o texto, o corpo técnico de informática da agência disponibilizou desde então um plantão permanente para eventuais novos problemas de sistema.

Por Daniela Dahrouge