Três agências brasileiras acabaram premiadas no Andy Awards 2013, que este ano teve pela primeira vez seu júri, formado por muitos dos principais talentos da indústria criativa globalmente, em São Paulo. O resultado da premiação foi revelado na noite desta terça-feira (19), em Londres.
O principal destaque do país foi a Leo Burnett Tailor Made, com seis medalhas (três de prata e três de ouro), além de um prêmio especial. O case de maior destaque foi “Meu sangue é rubro-nego”, elaborado para a Hemoba (Hemocentro da Bahia), incentivando a doação de sangue. O case rendeu à agência um ouro em Events e uma prata em Integrated, além do troféu “Richard T. O’Reilly”, entregue para o melhor trabalho de cunho social entre todos os premiados. Já a campanha composta pelas peças “Enfermeira”, “Palhaço” e “Mordomo”, para as peças originais da Fiat, conquistaram duas medalhas de ouro (em Out of Home e em Magazine) e duas de prata (ambas em Out of Home).
Outra premiada foi a Pereira & O’Dell, com três medalhas. O case “The beauty inside”, para a Intel, foi premiado com duas medalhas de ouro – uma em Consumer Generated Content e outra em Branded Content. O outro prêmio foi com “Livro fumável”, para o cantor Snoop Dogg, em Printed Materials. A terceira agência brasileira premiada é a Wieden+Kennedy São Paulo, pelo comercial “Motocicleta”, elaborado para Old Spice.
O Grandy, espécie de Grand Prix eleito entre todos os trabalhos que receberam algum prêmio, foi para “Nike+ FuelBand”, elaborado pela R/GA para Nike. O case consiste na elaboração de um novo produto: uma pulseira que facilita o controle de diversos dados dos amantes da corrida de rua, podendo se conectar e transferir medições relevantes para as redes sociais ou para aplicativos no smartphone.
O júri foi presidido por Bob Greenberg, CEO da R/GA Nova York, contando ainda com profissionais como Jeff Benjamin (JWT), Mark D’Arcy (Facebook), Margareth Johnson (Goodby, Silverstein & Partners), Malcolm Poynton (SapientNitro), Rob Schwartz (TBWA), Tham Khai Meng (Ogilvy), Nick Turner (AKQA), Mark Waites (Mother) e Mark Tutssel (Leo Burnett). A edição de 2013 contou ainda com dois brasileiros: Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO; e PJ Pereira, sócio e líder criativo da Pereira & O’Dell – além do argentino Guillermo Vega, que atua como diretor-executivo de criação da Wieden+Kennedy São Paulo. Todos os resultados podem ser conferidos no site do Andy Awards.