Cantora, empresária, dançarina, influenciadora digital. Essas e outras tantas habilidades compõem o perfil de Anitta. Parceira de grandes anunciantes, recentemente a artista cocriou a linha Vegan Repair, da Cadiveu Essentials, marca que está presente em 80 países e que tem nesta ação a maior collab de sua história.
Mais do que emprestar sua imagem em campanha, Anitta assina os produtos de tratamento e destaca que a linha é Clean Beauty: livre de silicone, parabenos, corantes, óleos minerais, ftalatos e DEA, além de ter embalagens feitas de frascos de plástico reutilizado, e itens com formulação vegana.
Ao PROPMARK, ela conta que participou do processo de criação e ficou encantada com os materiais ao saber como os produtos são feitos. Por isso ela vê um significado maior nessa parceria e acredita que a Cadiveu é “o futuro da clean beauty”. “É um tema que cada dia mais ganha espaço e acho importante fazer parte dessa colaboração, para que essa informação e preocupação se expanda cada vez mais – ampliando a gama de produtos veganos no mercado”, diz.
A artista, que ampliou sua atuação internacional, agora cantando em francês, conta que há algum tempo pensava em se associar a uma marca vegana, para entender o processo de fabricação de produtos livres de origem animal. “Foi então que surgiu a Cadiveu, com uma proposta que envolvia também a minha participação em todas as etapas dos produtos. Essa é uma relação que de fato é o que eu procuro – de poder doar meus conhecimentos, mas também aprender sobre coisas novas”, afirma.
A sinergia de artista com o mundo publicitário não é de hoje, muito pelo contrário. Paralelo ao seu crescimento nos palcos, Anitta também deu show como porta-voz de diversas campanhas na última década. Só em 2018, ano da Copa do Mundo no Brasil, ela havia trabalhado com pelo menos dez marcas.
Comprometida com tudo que faz, ela já assumiu os mais variados papéis na publicidade, como estrelar novela mexicana para Renault, virar filtros da internet com a Claro, ser vendedora em ação da Chetos, dar nova versão para o hit Show das Poderosas com Rexona, vivenciar um reality com Skol Beats e dançar com o avatar da Lu do Magalu.
Dona de contratos a longo prazo, é possível ver que Anitta tem se envolvido cada vez mais em causas que acredita e defende, como apoiar minorias e chamar atenção para proteção de animais e do meio ambiente.
Outra movimento nesse sentido de maior engajamento e transformação foi feito em junho, quando ela passou a ser membro do conselho do Nubank, com a missão de ajudar a desenvolver produtos e comunicações para empoderar as pessoas.
Com a Cadiveu, ela ressalta que espera ir além de divulgar os produtos para cabelos. “Também informá-las sobre os produtos que usam. É importante que todo mundo saiba os componentes que são feitos esses produtos, o material que foi usado e, principalmente, que nenhum ser vivo sofreu para que o resultado final acontecesse.”
Acompanhe a entrevista.
O que te motivou a participar desse projeto e associar sua imagem a ele?
Há algum tempo eu pensava em me associar a alguma marca que fosse vegana – para entender melhor o processo de fabricação de produtos que fossem livre de animais. Foi então que surgiu a Cadiveu, com uma proposta que envolvia também a minha participação em todas as etapas dos produtos. Essa é uma relação que de fato é o que eu procuro – de poder doar meus conhecimentos, mas também aprender sobre coisas novas.
O quanto você se envolveu nessa criação?
Me envolvi em tudo. Fiz questão de fazer parte de todo o processo e conhecer de perto cada detalhe. Desde os ingredientes, até à embalagem.
O que significa a Cadiveu para você?
O futuro da clean beauty, é um tema que cada dia mais ganha espaço e acho importante fazer parte dessa colaboração, para que essa informação e preocupação se expandam cada vez mais – ampliando a gama de produtos veganos no mercado.
E qual sua expectativa para esse lançamento?
Eu espero poder levar não só uma forma de cuidado para as pessoas, mas também informá-las sobre os produtos que elas usam. É importante que todo mundo saiba os componentes que são feitos esses produtos, o material que foi usado e, principalmente, que nenhum ser vivo sofreu para que o resultado final acontecesse.
Com quais outras causas/temáticas você gostaria de colaborar?
Quem me acompanha sabe que eu sou envolvida com diversas causas, se for algo que eu acredito, eu irei fazer parte! Durante a pandemia eu fiz uma live minha que arrecado mais de 1 milhão de reais para o terceiro setor. Além de me envolver com política e apoiar causas que envolvem minorias. Sempre que posso, eu quero tentar colaborar.
Temos/teremos Anitta cocriando mais produtos?
Lógico! Agora estou também no conselho administrativo do Nubank, justamente para trazer esse olhar mais popular e contribuir com ideias e soluções. Aguardem.
Em 2018 fiz a matéria “A onipresença de Anitta: dividir celebridades traz desafios para marcas”. Nos últimos anos sinto tem feito menos publicidade para diferentes anunciantes, mas segue em parcerias de mais longo prazo, ligando sua imagem a projetos que você acredita/defende e que pode fazer uma diferença na sociedade. Essa percepção faz sentido para você? Houve essa mudança na sua relação com a publicidade? Por quê?
Sim, faz todo sentido para mim. Todos os meus contratos são longos, porque acredito que a minha imagem deve ser associada a um produto que eu acredito para que de fato eu desenvolva uma parceria. Não somos outdoors ambulantes. Nunca defendi isso.
Tudo que você faz vira notícia e sua opinião é respeitada/reverberada, e hoje muitos artistas evitam comentar determinados assuntos, enquanto outros fazem questão de comentar tudo. Seus posicionamentos atrapalharam sua relação com o mundo das marcas? Você se sente à vontade para se posicionar quando, se e como quiser?
Me sinto super à vontade! E as marcas também me deixam assim. Eu acredito que se elas vieram até a mim, é porque me conhecem e sabem como eu sou. E tá tudo bem. Nunca houve nenhuma divergência e reclamação ao longo desses 10 anos.