A ANJ (Associação Nacional de Jornais) realizará nesta quinta-feira (26), em Brasília, uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre alterações de diversos dispositivos de seu Estatuto Social, entre os quais os que prevêem a criação e funcionamento de seu Programa Permanente de Autorregulamentação.
O evento, a ser realizado no Centro de Convenções do Brasil 21, às 15h30, terá a presidente da entidade, Judith Brito, fazendo uma análise mais aprofundada do projeto, que tem como principal objetivo reforçar o compromisso da ANJ e de seus filiados com o jornalismo de qualidade por meio da ampliação, entre as publicações brasileiras, das iniciativas que permitem aos leitores acessar, demandar e obter respostas dos responsáveis pelos jornais.
Na sexta-feira, a associação realizará, juntamente com a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) e contando ainda com a colaboração do Supremo Tribunal Federal, o Fórum Internacional de Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário, aberta pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso. Também participam do evento a presidente Judith Brito e os ministros Ayres Britto e Ellen Gracie, além de juristas do Brasil e exterior, jornalistas e do deputado Miro Teixeira.
Durante a abertura do Fórum, será entregue o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2011, outorgado ao jornal argentino Clarín.