A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (30) os patrocinadores do carnaval de rua da capital carioca em 2011. Pelo segundo ano consecutivo, a Antarctica será patrocinadora da folia na cidade maravilhosa mas desta vez estará ao lado do Itaú Unibanco. A iniciativa é fruto de uma parceria das empresas com a Dream Factory.

Com isso, as duas marcas estarão presentes em mais de 20 blocos de carnaval do Rio. Em contrapartida, elas vão investir na infraestrutura para o folião, com a instalação de 13 mil pontos de banheiros químicos, a contratação de 800 agentes de trânsito, 80 diárias de UTI móvel com duas macas cada e ainda com a publicação de um milhão de exemplares de um guia, com o roteiro dos blocos, destinado ao grande público.

A expectativa é que as marcas sejam vistas por 2,5 milhões de pessoas, público esperado no carnaval de rua do Rio. “O Rio de Janeiro possui grande importância para Antarctica e, por isso, retribuímos nosso prestígio com os cariocas investindo mais uma vez no carnaval de rua, uma das principais manifestações culturais e democráticas do país. Queremos proporcionar melhorias à festa oferecendo uma melhor infraestrutura para os foliões, mantendo as características e espontaneidade do carnaval de rua da cidade, do jeito que o carioca gosta”, explica Thiago Zanetinni, gerente de marketing de Antarctica.

Já o Itaú, que em 2010 foi apoiador do evento, ampliou a sua participação para a festa de 2011. “O Itaú Unibanco tem tradição em patrocínio de eventos culturais e o carnaval é a maior manifestação popular no Brasil. Como uma empresa brasileira não poderíamos deixar de apoiar esta festa genuinamente nacional”, comenta Fernando Chacon, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

As duas marcas também vão lançar campanhas publicitárias com o intuito de conscientizar o folião para manter a cidade limpa durante a folia carnavalesca. A ideia é estimular o uso dos banheiros públicos durante os desfiles dos blocos. As ações de comunicação estão sendo desenvolvidas pela Dream Factory.

Paralelamente, a Antarctica também fará iniciativas na internet. No site da marca (www.antarctica.com.br/carnaval), os visitantes terão acesso a detalhes dos blocos, como a agenda completa, horário de saída, circuito dos desfiles, histórico e, por meio do Google Maps, aos serviços de infraestrutura disponíveis (banheiros químicos, atendimento médico, segurança e caixas eletrônicos).

A Antarctica ainda incluirá mensagens de consumo responsável nas atividades desenvolvidas para o carnaval de rua. O boomerang, logo do Programa AmBev de Consumo Responsável, estará estampado nos materiais de divulgação espalhados pela cidade, bem como no latão inflável que acompanhará os blocos. Além disso, casais caracterizados de lata vão percorrer os principais pontos da cidade reforçando a mensagem: “Se beber, não dirija”.

por Teresa Levin