Criado em 1921 e consagrado como um dos produtos mais característicos do Brasil, o Guaraná Antarctica lança no mercado a sua garrafa PET 100% reciclada. A marca é a primeira no país a comercializar esse tipo de embalagem, fruto de estudos e pesquisas iniciados em 2009. Thiago Zanettini, gerente de marketing de refrigerantes e não-alcoólicos da Ambev, empresa que detém a marca, conta que apenas três fornecedores de garrafas PET atuam no Brasil. Destes, apenas um tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para produzir garrafas recicladas destinadas à indústria alimentícia. Para seu lançamento, a Ambev também teve de conseguir autorização do órgão.
Um dos conceitos fundamentais do refrigerante é o de que qualquer PET pode virar uma PET de Guaraná Antarctica. A novidade complementa as iniciativas da marca, que desde 1985 é envolvida em questões de sustentabilidade, entre elas o apoio a 134 cooperativas de reciclagem, seja por meio de equipamentos ou de projetos de educação.
Embora a ação só tenha sido divulgada agora, cerca de 28 milhões de garrafas de 2 litros do produto, feitas de PET recicladas, já circulam pelas gôndolas dos supermercados, sobretudo os da região Sul e dos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ainda este ano, a Ambev pretende retirar dos lixões 60 milhões de embalagens usadas que vão se converter em 40 milhões de novas. O número corresponde a 12% da produção, valor que deve chegar a 20% no próximo ano e 100% em 2014. Para Zanettini, o processo deve estimular a reciclagem das garrafas como um todo — atualmente, das PETs produzidas no Brasil, 57% são recicladas.
Inicialmente, a novidade estará impressa nos rótulos do Guaraná Antarctica, no site oficial e no Facebook da marca, que já acumula mais de nove milhões de fãs. Um plano mais abrangente de comunicação está previsto para 2013. A agência responsável pela comunicação da marca é a DM9DDB.